A sétima edição do Festival Vaudeville Rendez-Vous terminou no fim de semana passado. Entre 19 e 24 de julho, vários espaços públicos de Braga, Barcelos, Guimarães e Vila Nova de Famalicão receberam um total de 28 apresentações gratuitas dos 12 espetáculos programados – entre os quais duas estreias absolutas e cinco estreias nacionais –, quase todas esgotadas, apesar das lotações limitadas, que visavam garantir a segurança do público e dos próprios artistas.
O Teatro da Didascália, entidade organizadora do evento, faz um balanço positivo do festival Vaudeville Rendez-Vous, que reuniu mais de 70 artistas portugueses e internacionais.
A edição deste ano ficou também marcada por diversas atividades de mediação, como oficinas de criação em que o público teve oportunidade de desenvolver a sua própria apresentação ou ainda uma oficina dirigida a malabaristas e skaters – cujos participantes atuaram no espetáculo Roll with it. Para além disso, e indo ao encontro do objetivo do Festival, de promover a cooperação internacional e os artistas nacionais fora de portas, foi apresentado no evento o projeto CircusLink, uma iniciativa de organismos de programação e difusão de espetáculos de circo.
No ano que marcou o regresso do evento – após, em 2020, o festival não ter sido realizado devido à pandemia –, a organização destaca ainda a criação de 203 postos diretos de trabalho, entre artistas, técnicos e entidade organizadora. O Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous está já de olhos postos no próximo ano, sendo que as datas da próxima edição serão anunciadas em breve.