Sábado, Março 2, 2024
9.6 C
Braga
spot_img
InícioBragaDia Mundial da Fotografia celebrado a preto e branco no Nova Arcada...
spot_img

Dia Mundial da Fotografia celebrado a preto e branco no Nova Arcada em Braga

© Sergio Assis

A partir de hoje, é possível ver “Braga a Preto e Branco” pela lente do fotógrafo Sergio Assis, no Nova Arcada, em Braga. A exposição surge no âmbito do Dia Mundial da Fotografia, que se assinala a 19 de agosto, e vai estar patente na Praça Central do centro comercial, até dia 27 deste mês.

Com imagens analógicas, 35 mm, a preto e branco, esta iniciativa captura a beleza arquitetónica e a diversidade paisagística daquela que é a cidade mais antiga de Portugal, homenageando Braga e a arte da fotografia, em simultâneo.

A exposição convida os visitantes a redescobrir e a apreciar monumentos e igrejas que testemunham os séculos de história e apresentam diversos estilos arquitetónicos – do romano ao barroco –, com destaque para a Sé de Braga, além dos edifícios que remetem para o século XVIII. As imagens a preto e branco permitem enfatizar detalhes, uma vez que a ausência de cor faz com que seja dada maior atenção aos pormenores, à composição, aos contrastes e ângulos.

O fotógrafo responsável pelos cliques que deram origem a “Braga a Preto e Branco”, Sergio Assis, conta com vários trabalhos reconhecidos internacionalmente, ao longo dos seus 25 anos de carreira, tendo-se estreado em solo europeu em junho deste ano, numa exposição fotográfica inédita sobre o Parque Nacional da Peneda-Gerês, também realizada no Nova Arcada.

“A democratização do acesso à cultura é uma das apostas do Nova Arcada, que tem procurado, ao longo dos anos, promover exposições e outros eventos artísticos que acrescentem valor aos bracarenses e a quem visita Braga. Não podíamos, por isso, deixar passar em vão o Dia Mundial da Fotografia. Assinalámo-lo de uma forma especial, que exalta a beleza e os detalhes da cidade, capturados pelo Sergio Assis, cujo trabalho já integrou o World Photography Collection”, afirma Filipa Lopes, diretora do centro comercial.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES