O Centro de Juventude de Braga comemorou no sábado o Dia Internacional da Juventude com uma tarde repleta de atividades para jovens.
Uma Sunset Party, torneio de Ping-Pong, Playstation 5, Simulador de Fórmula 1 e conversas com jovens líderes inspiradores, foram alguns dos momentos que marcaram esta celebração.
Para Ana Rita Ribeiro, diretora do Centro de Juventude de Braga, “o Centro de Juventude de Braga alegra-se de ter acolhido mais uma vez a organização do Dia Internacional da Juventude, continuando a apoiar e a abrir, mais uma vez, as suas portas ao associativismo juvenil e a todos aqueles que o celebram diariamente através do seu trabalho. Este é um dia que serve não só para celebrar os jovens, mas também para dar voz ao seu trabalho e às suas ambições, como foi possível perceber na nossa Mesa Redonda que aqui há pouco aconteceu”.
A tarde convidativa no terraço do Centro de Juventude de Braga e o som do DJ Lucas Freitas animaram a centena de pessoas que por lá passaram. Jogos de tabuleiro e uma iniciativa de Educação Não Formal intitulada “Youth Escape COVID”, resultantes de parcerias estratégicas do programa Erasmus+ lideradas pela FAJUB, estiveram também disponíveis neste espaço. Para os que não dispensam a dose diária de desporto, não faltou o ténis de mesa e o simulador de Fórmula 1, numa operação que contou com o apoio da Inygon, uma startup da comunidade da Startup Braga, foram das atividades mais requeridas do evento.
O sunset que celebrou a juventude, em parceria com o Município de Braga, a Juventude de Braga, a FAJUB – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Braga e o Instituto Português de Desporto e Juventude (IPDJ), contou com a presença de Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga; Fernando Vieira, presidente da FAJUB; Vítor Dias, diretor regional do IPDJ; e Ana Rita Ribeiro, diretora do Centro de Juventude de Braga.
No decorrer da Sunset Party, houve também lugar para uma mesa-redonda com jovens de voz ativa na sociedade, cujo tema foi “Dos cliques ao progresso: percursos digitais para o desenvolvimento sustentável”. Moderada por Ana Rita Ribeiro do Centro de Juventude de Braga, o painel contou com a presença de André Cardoso, presidente do Conselho Nacional da Juventude; Bruno Fernandes, CEO da startup Pluggable.ai; Fernando Vieira, presidente da FAJUB e vice-presidente da FNAJ; Mariana Oliveira, presidente da RYSE Portugal; e Sofia Barros, presidente da ESN Minho.