No âmbito do combate à vespa asiática (vespa velutina), a Câmara Municipal de Vizela identificou e destruiu 110 ninhos no ano de 2020 no concelho, em articulação com os agentes de Proteção Civil.
“O ano de 2020 demonstra a eficácia do trabalho que tem vindo a ser implementado no terreno para combater a vespa asiática, já que se verifica uma redução de números de ninhos destruídos em comparação ao ano de 2019, em que se identificaram e destruíram 150 ninhos”, refere a Autarquia.
A vespa velutina é uma espécie diurna, com um ciclo biológico anual, que apresenta a sua máxima atividade durante o verão. A partir de fevereiro, os ninhos ainda existentes encontram-se danificados e sem qualquer tipo de atividade. A nova época de combate terá início a partir de maio/junho.
Assim, a Câmara Municipal tem atingido os objetivos nesta matéria, eliminando novos focos e prevenindo a dispersão da espécie a outras áreas, ajudando também à diminuição do impacto causado pela vespa na saúde e no bem-estar das pessoas, bem como a nível apícola.
A Câmara Municipal deixou o alerta os munícipes para, no caso de deteção de ninhos de vespa asiática, devem contactar o Município de Vizela através do número 253 489 630 ou por correio eletrónico ([email protected]), ou ainda através das respetivas Juntas de Freguesia.