Sábado, Abril 20, 2024
16.9 C
Braga
AtualidadeDelegação de Braga em Taiwan para cooperar nas áreas da Mobilidade Sustentável...

Delegação de Braga em Taiwan para cooperar nas áreas da Mobilidade Sustentável e Smart Cities

© CM Braga

Uma delegação de Braga composta por representantes do Município e dos TUB, liderada pela vereadora Olga Pereira, realizou uma visita a Taiwan.

Esta visita surgiu no âmbito da “International City Partnerships: Acting for Green and Inclusive Recovery”, um projeto da União Europeia gerido pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia.

O projeto, implementado entre outubro de 2021 e março de 2023, tem origem num projeto piloto do Parlamento Europeu para o cumprimento dos compromissos internacionais articulados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e na Nova Agenda Urbana da ONU.

O objetivo do projeto é contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas cidades participantes, através da promoção do desenvolvimento urbano sustentável e integrado e da identificação de políticas e programas inovadores. Em particular, procura desenvolver políticas e práticas em quatro temas prioritários da Agenda Urbana da UE: economia circular, transição energética, qualidade do ar e inclusão de migrantes e refugiados.

Ao longo do programa de visita de três dias, a cidade de Taoyuan apresentou várias boas práticas. Os representantes de Braga foram recebidos pelo presidente da Câmara, Chang San-Cheng, que manifestou a sua expectativa sobre a cooperação entre as duas cidades, não só focada no setor da mobilidade sustentável, mas também no alargamento a muitos outros setores, como a Inteligência Urbana, Desenvolvimento Económico e até no Turismo.

Foram promovidas várias visitas dentro de um programa organizado pelo Departamento de Transportes da cidade de Taoyuan. Os delegados de Braga puderam conhecer a empresa Foxtron Vehicle Technologies e o seu modelo de autocarro de ModelT, o primeiro autocarro elétrico fabricado em Taiwan no que diz respeito à concepção, design e fabricação.

Os delegados de Braga participaram ainda na Smart City World Expo, em Taipei, onde conheceram mais sobre as tecnologias inovadoras aplicadas ao sistema de mobilidade inteligente e smart cities. Houve também oportunidade para experimentar o projeto Youbike, serviço público de bicicletas em Taoyuan.

Paralelamente, durante as reuniões de trabalho sobre o Plano de Ação e Cooperação, as duas cidades aprofundaram outras áreas de foco, como o programa de intercâmbio entre a UMinho e a Universidade de Yuan Ze. Após esta visita, espera-se que assinem um Memorando de Entendimento para geminação nos próximos meses.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES