Sexta-feira, Maio 24, 2024
13.7 C
Braga
RegiãoBarcelosDelegação da UNESCO esteve em Barcelos

Delegação da UNESCO esteve em Barcelos

© CM Barcelos

Uma delegação da UNESCO foi recebida esta terça-feira pelo presidente da Câmara de Barcelos, no âmbito dos trabalhos preparativos para que a cidade, conjuntamente com Braga, Amarante e Santa Maria da Feira, recebam, na primeira semana de julho deste ano, a Reunião Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

Mário Constantino Lopes fez saber junto dos representantes da UNESCO que “é um orgulho para Barcelos integrar a organização daquelas jornadas de criatividade”. O autarca fez votos para que a comitiva “se sinta bem em Barcelos e que cada um dos seus membros seja embaixador da nossa cidade nos seus países de origem”.

Esta parceria vem na sequência da candidatura que Braga apresentou o ano passado, aquando da realização da cimeira do Brasil, tendo a capital do distrito vencido a cidade do Dubai, muito por ter associado à sua candidatura as restantes cidades criativas da UNESCO do Norte de Portugal.

A Reunião Anual da UCCN – Reunião Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO – em 2024 será acolhida na primeira semana de julho (1 a 5) em Braga, Cidade Criativa da UNESCO para as Media Arts, e também em Amarante (Música), Barcelos (Artesanato e Arte Popular) e Santa Maria da Feira (Gastronomia).

Esta será a 1.ª conferência do universo das Nações Unidas em Portugal realizada fora de Lisboa. A reunião tem como foco envolver a juventude no debate ao mais alto nível sobre as questões de sustentabilidade e marca o 20.º aniversário de toda a rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN), captando as quatro cidades criativas parceiras e mais de três centenas de líderes políticos municipais vindos de todo o globo. Assim, a parceria agora estabelecida promove o reconhecimento do território dos quatro municípios nas dimensões cultural e turística e reitera o compromisso do país e destas cidades no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Agenda 2030 da ONU.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES