Curso de Viola Braguesa encerra em Ferreiros com concerto e entrega de diplomas
Terça-feira , Outubro 20 2020 Periodicidade Diária nº 2610
Principal / Freguesias / Curso de Viola Braguesa encerra em Ferreiros com concerto e entrega de diplomas

Curso de Viola Braguesa encerra em Ferreiros com concerto e entrega de diplomas

União de Ferreiros e Gondizalves

O curso gratuito de ensino de Viola Braguesa na União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, em Braga, encerrou esta quinta-feira à noite com um concerto e entrega de diplomas aos finalistas.

Nesta cerimónia foram apresentados os formandos ao público presente e entregue os diplomas de curso pelas personalidades presentes, nomeadamente João Costa, presidente da Autarquia local, Lídia Dias, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, Miguel Bandeira, vereador do Património, Abílio Vilaça, presidente da Adere-Minho, e Luís Capela, músico e professor.

O curso de ensino de Viola Braguesa teve início no mês de junho em São Victor. A União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves associou-se a esta iniciativa no mês de julho, com a abertura das inscrições e uma sessão de apresentação, que decorreu no Auditório da Junta de Ferreiros.

Este projeto foi financiado pelo Norte 2020 no âmbito do consórcio “Minho IN”, numa candidatura conjunta da CIM do Cávado, cuja implementação está a cargo da Adere-Minho.

Recorde-se que no âmbito do processo de promoção da Viola Braguesa, produto registado e certificado pelo Município de Braga em 2017, a Autarquia apresentou uma candidatura ao Norte 2020 para o financiamento da formação nas Juntas de Freguesia do concelho.

A existência da Viola Braguesa, também designada de viola de Braga, surge documentada desde o século XVII e é o instrumento mais popular do Noroeste Português entre o Douro e Minho. Toca-se a solo ou no acompanhamento do canto em “Rusgas”, “Chulas” e “Desafios”. Como todas as Violas Portuguesas, a Braguesa pertence a um género musical exclusivamente lúdico e festivo e integra o mesmo tipo fundamental comum a todos os cordofones da família das “guitarras” espanholas e europeias, a que pertence.