Cruz Vermelha de Braga reforça apoio aos sem-abrigo
Sábado , Outubro 24 2020 Periodicidade Diária nº 2614
Principal / Notícias / Cruz Vermelha de Braga reforça apoio aos sem-abrigo

Cruz Vermelha de Braga reforça apoio aos sem-abrigo

Foto: Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga

O Estado de Emergência implementado pelo Governo para travar o surto da Covid-19, levou muitas associações de apoio aos sem-abrigo a fecharem as suas portas. No entanto, a Delegação de Braga da Cruz Vermelha tem reforçado o seu apoio com várias medidas implementadas, bem como na procura de pessoas em situação de sem-abrigo e na identificação de pessoas que vivem isoladas e com carências.

De acordo com David Rodrigues, adjunto executivo da Direção da Gestão da Delegação de Braga da Cruz Vermelha, o apoio foi reforçado com equipas desta organização a fazer rondas diariamente. “As equipas identificaram novas pessoas que precisam de apoio. Todos os dias andam no terreno para encontrar pessoas em situação de vulnerabilidade. Ensinamos também as práticas de lavar as mãos, não as levar à cara e manterem a distância de segurança entre eles”, disse.

Com o reforço do apoio, a Cruz Vermelha viu o número de pessoas a aumentar para o dobro nas suas instalações. “Disponibilizamos de um centro de alojamento e garantimos banhos à comunidade, uma lavandaria para as pessoas garantirem a sua higiene e refeições na nossa cantina. Com o aumento do número de pessoas, tivemos de alargar o horário das refeições para poder manter a distância entre as pessoas sentadas à mesa. Enquanto organização, reforçámos o nosso apoio em que neste momento estão a ser ajudadas 77 pessoas, sem deixarmos de garantir a gestão do transporte de emergência a doentes que precisam de se deslocarem ao hospital”, referiu David Rodrigues.

A Cruz Vermelha criou ainda uma parceria com o Município de Braga e a Segurança Social para prestar ainda apoio a 30 pessoas que serão albergadas no Pavilhão de Escola EB 2,3 de Nogueira durante o período de pandemia.