
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e da InvestBraga, visitou hoje as instalações da Critical TechWorks, empresa de desenvolvimento de software automóvel com escritórios no Porto e Lisboa, e um hub recentemente inaugurado em Braga.
Criada em setembro de 2018, a Critical TechWorks é uma joint-venture entre o BMW Group, e a empresa portuguesa Critical Software. A empresa trabalha no desenvolvimento de soluções de mobilidade do futuro, apoiando a BMW no desenvolvimento de software para as suas futuras viaturas e ecossistema de TI. Nos últimos dois anos, a Critical TechWorks tem reforçado a sua atividade em áreas como a condução autónoma, sistemas de info-entretenimento no automóvel, eletrificação, e assistentes inteligentes personalizados presentes numa grande parte dos novos veículos BMW.
Durante a visita, Ricardo Rio teve a oportunidade de conhecer as mais recentes inovações tecnológicas desenvolvidas pela Critical TechWorks, bem como os projetos em desenvolvimento que colocam a empresa na vanguarda do setor automóvel. Acompanhado por Rui Cordeiro, CEO da empresa, pelo CFO Paulo Guedes, assim como o administrador da InvestBraga, Carlos Silva e Gil Carvalho, responsável pela área da dinamização económica e atração de investimento, o autarca bracarense destacou “a importância da Critical TechWorks para a economia local e regional”, sublinhando a sua “contribuição significativa para a criação de emprego qualificado e para a atração de talento para Braga”.

“A Critical TechWorks é um exemplo notável de como a inovação e a tecnologia podem impulsionar o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável de uma região. A sua presença em Braga reforça a posição da nossa Cidade como um polo de excelência no setor tecnológico e automóvel”, afirmou Ricardo Rio, acrescentando que “a presença desta empresa no concelho demonstra a atratividade e a capacidade de Braga em acolher projetos tecnológicos de elevada qualidade”.
A visita incluiu uma apresentação detalhada dos principais projetos da Critical TechWorks e uma visita guiada aos laboratórios e espaços de trabalho da empresa. Ricardo Rio destacou ainda a importância da colaboração contínua entre as empresas tecnológicas, as universidades e as instituições públicas, para promover o desenvolvimento de um ecossistema inovador e dinâmico.
“Este investimento em Braga é uma prova concreta da estratégia bem-sucedida de atração de investimento que temos implementado. Além de criar emprego qualificado, a Critical TechWorks está também a contribuir para a formação de um tecido económico mais robusto e diversificado na nossa cidade”, destacou Ricardo Rio, acrescentando que o objetivo é “continuar a criar condições para que empresas como a Critical TechWorks possam crescer e prosperar em Braga”.
Com sede no Porto e escritório em Lisboa, a Critical TechWorks abriu um hub em Braga em linha com a sua estratégia de expansão e posicionamento na região Norte. A escolha de Braga deve-se à elevada possibilidade de reforçar os seus serviços de engenharia com o talento local e ao ecossistema existente na Cidade. Instalada num espaço de 2000 m2 no Polo de Negócios, a empresa fechou o ano de 2023 com uma equipa de 100 programadores em Braga e ambiciona chegar aos 500 colaboradores até 2027. A nível nacional, a Critical TechWorks conta com 2650 profissionais de mais de 40 nacionalidades e pretende alcançar os 2900 em 2024, distribuídos pelos seus três centros. Em 2023, a faturação da empresa cresceu 30%.