Sexta-feira, Maio 24, 2024
24.3 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoCrianças de Famalicão vão vestir farda de polícia para “Operação STOP” aos...

Crianças de Famalicão vão vestir farda de polícia para “Operação STOP” aos maus tratos

Famalicão vai assinalar o Mês da Prevenção dos maus tratos na infância durante o mês de abril.

© CM Famalicão

A violência doméstica, o mau trato físico e psicológico, a exposição a comportamentos que comprometem o bem-estar e o desenvolvimento da criança/jovem e o absentismo escolar foram as principais problemáticas que estiveram na origem da grande maioria das sinalizações registadas, em 2023, pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Famalicão, que terminou o último ano com 295 processos ativos.

À semelhança do que está a acontecer em todo o país, a CPCJ de Famalicão e a autarquia famalicense estão neste mês de abril a assinalar o “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, com o objetivo de consciencializar a comunidade famalicense para o seu papel na prevenção dos maus tratos a crianças e jovens.

Do programa da iniciativa, destaque para o lançamento da campanha “Cria(nças) com Carinho” que sensibiliza para a importância do pleno e harmonioso desenvolvimento da personalidade da criança e que convoca toda a comunidade para a prevenção da violência na infância.

Nos dias 10 e 13 de abril, os mais pequenos vestem a farda de polícia por um dia e fazem uma “Operação STOP” aos maus tratos, numa ação de sensibilização de rua dinamizada em colaboração com a Polícia de Segurança Pública e a Guarda Nacional Republicana. No dia 10, a iniciativa envolverá o Colégio Mundos de Vida e terá lugar a partir das 10:30, na entrada da feira semanal de Famalicão. No dia 13, é a vez das crianças da Associação Teatro Construção (ATC), a partir das 10:30, na feira de Joane.

Já no dia 20, pelas 15:00, a Praça – Mercado Municipal promove um showcooking para as crianças e jovens das casas de acolhimento da ATC e Mundos de Vida e pelas 16:30, uma sessão de Yoga do Riso aberta a toda a comunidade, com a participação da terapeuta e animadora sociocultural Carminda Carvalho. Inscrições aqui.

O “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” termina com a construção de um Laço Humano, no dia 30 de abril, pelas 11:30, no centro urbano de Famalicão, na Praceta Cupertino de Miranda.

Ao longo do mês de abril, e como já vem sendo habitual, o “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” será ainda assinalado em Famalicão com a iluminação a azul dos Paços do Concelho.

A CPCJ de Vila Nova de Famalicão está situada na Rua Camilo Castelo Branco, n.º 94, 1.º andar, 4760-127, Vila Nova de Famalicão. Mais informações através dos números 252 320 985 ou 911 996 678, ou ainda do e-mail [email protected].

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES