
O Auditório do Espaço Vita, em Braga, encheu esta sexta-feira à noite para o 4.º Encontro da Comunidade Educativa. Organizado pela Federação das Associações de Pais de Braga (FAP) com o tema “Uma aldeia que educa e é feliz”, o evento voltou a ser dedicado à inclusão com língua gestual durante toda a cerimónia.
Carla Silva, presidente da Direção da FAP Braga, explicou que o principal objetivo é “unir as escolas para cuidar e proteger as crianças”.

“O nosso principal objetivo continua a ser a partilha, unir as escolas e celebrar o que elas também fazem. Queremos muito continuar a passar a mensagem que na educação todos somos necessários: os pais, os professores, as direções de escola e as entidades parceiras. Apesar de ser o quarto ano, poderíamos tentar inovar, mas acreditamos plenamente no tema da federação que é preciso uma aldeia para educar, cuidar e proteger as crianças. Esse é o nosso grande objetivo com estes encontros”, referiu.
A presidente contou ainda que as crianças estavam entusiasmadas por regressarem ao palco. “Foi super giro ver os ensaios e foi muito giro perceber a felicidade das crianças em participar. Algumas delas confessaram-me que nunca tinham cá estado e que nunca tinham estado em palco e que nem sequer tinham entrado no Espaço Vita. Tudo isto é uma novidade para eles e é isto que nós propomos no encontro, que é juntarmos diferentes escolas que trazem o que de melhor fazem com uma pequena mostra daquilo que fazem”, sublinhou Carla Silva.

Em representação da Câmara Municipal de Braga esteve a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, que agradeceu a todos os envolvidos pela realização e sucesso do evento.
“É um prazer ver mais uma edição em que é reconhecido pelos pais e pelos encarregados de educação e pela Federação da Associação de Pais o trabalho que as escolas fazem. É um momento importante para todos, mas para mim mais especial porque a comunidade dos encarregados de educação que fazem este reconhecimento, não é uma entidade externa, é uma entidade que está dentro de todas as escolas e que vê reconhecido o trabalho dos professores, dos diretores e naturalmente notam que os seus filhos estão felizes. Vai ser uma noite muito importante para todos. Quero deixar o meu agradecimento à Federação da Associação de Pais e a todos os pais que contribuem para que esta noite seja realizada”, frisou a vereadora.

Também Mariana Carvalho, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, esteve presente neste encontro onde realçou a importância do projeto “Escola Amiga da Criança”. “É uma atividade conjunta com a LEYA e com Eduardo Sá, em que são partilhadas ideias inovadoras e diferentes para diferenciar as escolas que são amigas da criança. São tantas coisas que se poder fazer nas escolas com projetos muito simples, mas que de facto deixam a comunidade educativa a sorrir”, finalizou.
O encontro contou com atuações de 243 crianças de nove escolas do concelho de Braga. Esta iniciativa teve como objetivo celebrar os valores da comunidade educativa e homenagear o trabalho e os projetos desenvolvidos nas escolas.