
A 21.ª edição da Braga Romana começou hoje com a cerimónia Ludi Flore Florária, na Praça do Município, onde participaram cerca de três mil crianças e jovens do concelho.
Esta edição da Braga Romana é dedicada à deusa Flora, símbolo do eterno renascimento da primavera, antiga divindade sabina do Quirinal, que era celebrada pelos romanos com grandes festividades conhecidas como “Ludi Florei” ou “Florália”. Essas celebrações enchiam as ruas de cor e perfume, com multidões adornadas por exuberantes grinaldas de flores, dançando e lançando pétalas ao ar.
Na Braga Romana, a antiga tradição ganhou uma nova vida com a participação especial das crianças da cidade, dando início às festividades, recriando a magia da Florália e mantendo viva a celebração da primavera na antiga Bracara Augusta.
A programação completa pode ser consultada aqui.










