Quarta-feira, Maio 29, 2024
20.5 C
Braga
PaísCrédito Consolidado: Como Tomar uma Decisão Consciente?

Crédito Consolidado: Como Tomar uma Decisão Consciente?

DR

Atualmente, existe uma grande oferta de opções de créditos, mediante a finalidade concreta do montante. Assim, escolher o crédito adequado às suas necessidades e à sua realidade financeira, pode ser desafiante.

Antes de optar por um determinado financiamento, é fundamental explorar as diferentes possibilidades, no mercado. Realizar uma análise detalhada, permitirá que faça uma escolha mais ponderada e consciente.

Que Opções de Crédito Existem?

Existem créditos para diversos fins. Se pretende comprar um imóvel, por exemplo, deve considerar pedir um crédito à habitação. Mas, por outro lado, se precisa de apoio monetário para fins como financiar uma viagem ou mobilar a sua casa, o crédito pessoal é a opção mais comum.

A procura por créditos pessoais aumentou, consideravelmente, no ano de 2022, e a tendência é crescente. Inclusive, parte significativa da população já conta com mais do que um crédito, e pondera pedir outro apoio financeiro. Se este é o seu caso, deve considerar fazer um crédito consolidado. 

Crédito Consolidado?

O crédito consolidado é uma opção vantajosa para quem já tem outros financiamentos e quer pedir mais um empréstimo. Esta modalidade, permite-lhe unir todos os seus créditos e realizar apenas um pagamento mensal conjunto. Assim, a prestação pode ser paga, todos os meses, num único ato.

Ao compactar os seus financiamentos num só pagamento, por mês, tem a possibilidade de conseguir uma prestação, comparativamente, mais baixa ao que seria se pagasse, individualmente, cada crédito. Assim, conseguirá poupar bastante dinheiro. Mas, antes de escolher um crédito consolidado, é importante testar alguns simuladores e verificar as melhores ofertas.

Através do simulador do crédito consolidado Credibom, poderá apurar, de forma totalmente online, qual será a sua poupança efetiva. Para tal, basta apenas indicar o montante em dívida, somar o valor total a pagar de todas as prestações e, por fim, inserir o prazo para pagamento do crédito consolidado. Depois, basta preencher os seus dados de contacto, e irá receber a melhor proposta para si. Caso pretenda avançar com o pedido, todo o processo pode ser tratado de forma digital.

Como Escolher o Crédito Consolidado Correto?

De forma a fazer uma escolha consciente, estas são as questões principais que deve ter em consideração:

  1. Necessidade de crédito

Primeiramente, deve considerar se necessita, de facto, do financiamento. Um empréstimo exige um grande sentido de compromisso, pois é necessário cumprir os prazos de pagamento.

  1. Prazo para pagamento

Deve ter em consideração o prazo final para pagamento. Apesar de, por vezes, o prazo ser superior ao que era inicialmente, o objetivo será conseguir poupar, pelo que, as taxas de juro serão, à partida, menores.

  1. Taxas de juro

As taxas de juro correspondem, essencialmente, ao valor a pagar à entidade que cedeu o crédito, por conceder esse empréstimo. A consolidação do crédito permitirá que estas taxas sejam, consideravelmente, menores. Deve avaliar qual o crédito consolidado que lhe permite pagar o menor valor.

  1. Despesas e taxas adicionais

Antes de formalizar a sua intenção de crédito, verifique que o valor já inclui todas as despesas, de forma a não ser surpreendido com quaisquer pagamentos extra.

  1. Taxa de esforço

A taxa de esforço corresponde ao impacto que as prestações a pagar pelos créditos têm no seu rendimento familiar, isto é, a percentagem do seu rendimento que é utilizada para soldar créditos. Assim, é fundamental calcular a sua taxa de esforço, para garantir que consegue cumprir as suas obrigações financeiras.

  1. Seguro

Algumas entidades financeiras solicitam a criação de um seguro como, por exemplo, um seguro de vida. Esta solução não é obrigatória, contudo, caso opte por não fazer o seguro, poderá haver uma alteração ao montante acordado inicialmente.

Verificar todos estes pontos é crucial, para garantir que escolhe um crédito de forma calculada, tendo em consideração todos os prós e contras.

Em Suma

Com a procura por créditos a aumentar fortemente, torna-se essencial analisar as diferentes possibilidades de financiamento, mediante a situação de cada pessoa. No caso das famílias, que já contam com mais do que um empréstimo, estas devem considerar a possibilidade de realizar um crédito consolidado.

O crédito consolidado é vantajoso, na medida em que permite fundir todas as prestações num pagamento mensal único. Desta forma, potencia uma poupança monetária considerável. Antes de formalizar o pedido, pode simular o crédito, através do simulador de crédito consolidado da Credibom.

Na hora de comparar propostas e tomar uma decisão consciente e positiva, antes de avançar com o processo de crédito, deve analisar alguns pontos, tais como, a taxa de esforço, o prazo de pagamento do crédito e as taxas de juro.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES