Na retoma gradual da atividade económica do país, a CP – Comboios de Portugal vai reforçar a sua oferta de comboios Alfa Pendular e Intercidades, a partir de domingo, dia 31 de maio. Com este reforço, a oferta de comboios de Longo Curso da CP passa a incluir cerca de 75% daquela que se registava antes do período de pandemia da Covid-19.
Os comboios Intercidades são repostos a 100% na maioria dos eixos, nomeadamente, Lisboa – Faro, Lisboa – Évora, Casa Branca – Beja, Lisboa – Viana do Castelo, Lisboa – Guimarães, cumprindo a oferta regular que estava em vigor antes do início da pandemia.
As ligações Lisboa – Guarda e Lisboa – Covilhã são asseguradas por dois Intercidades, por sentido.
São ainda realizadas 10 ligações em comboios Alfa Pendular, diárias, entre as quais, duas ligações diretas entre Porto e Faro.
Em comunicado, a CP explica que “vai manter diariamente a monitorização da procura destes serviços para introduzir eventuais alterações ou reforços de capacidade, sempre que a evolução da procura o justifique. O controle de lotação continuará a ser assegurado através da limitação dos lugares disponibilizados para venda. A empresa vai manter em curso a operação de desinfeção dos comboios ao serviço, que é realizada diariamente em diversos locais ao longo do país. Desde 17 de março, mais de 34.600 veículos ferroviários foram desinfetados, numa média de mais de 500 por dia”.
A CP alerta os seus clientes para a necessidade de cumprimento das recomendações da Direção-Geral da Saúde durante as suas viagens, nomeadamente para o uso de máscara e distanciamento, num contributo para conter a transmissão da Covid-19.