Para assinalar os 375 anos da coroação de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a Confraria de Nossa Senhora do Sameiro irá expor a coroa de ouro oferecida pelas mulheres de Portugal, na Capela-mor do Santuário do Sameiro.
Juntamente com a coroa, também serão expostas a rosa de ouro oferecidas pelo Papa João Paulo II e a custódia mais valiosa do Santuário do Sameiro, nas tardes de domingo dos dias 2, 9, 16 e 23 de maio.
O presidente da Confraria do Sameiro, Cónego José Paulo Abreu, lançou o convite à comunidade para visitar a Imagem de Nossa Senhora do Sameiro e conhecer a sua coroa.
“Nossa Senhora foi coroada há 375 anos e, por isso, a Confraria de Nossa Senhora do Sameiro decidiu expor a sua coroa, a que lhe foi doada pelas mulheres de Portugal, aos domingos, entre 2 e 23 de maio, na Basílica, durante a parte da tarde e lançar a todos um convite: vamos visitar a nossa Mãe, a Senhora do Sameiro, a Imaculada Conceição, a nossa Rainha. Vamos olhar para a sua coroa, melhor, vamos olhar para a Mãe do Céu e dizer-lhe: a vós nos confiamos; és a nossa soberana; a ti entregamos a nossa vida, a nossa casa, o nosso país, o nosso mundo. Senhora do Sameiro, Imaculada Conceição, nossa Mãe e Rainha, a vós nos consagramos. Valei-nos, protegei-nos, guardai-nos. Confiamos em vós. Confiamo-nos à vossa intercessão. Entregamo-nos nos vossos braços. Acolhei-nos e abraçai-nos com a vossa ternura, com o vosso carinho, com o vosso amor. Eis-nos aqui, Mãe e Rainha. Toma-nos nos teus braços. Cuida de nós!”, disse o Cónego José Paulo Abreu.