Conselho Internacional de Museus promove Encontros de Outono em Famalicão
Terça-feira , Outubro 20 2020 Periodicidade Diária nº 2610
Principal / Cultura / Conselho Internacional de Museus promove Encontros de Outono em Famalicão

Conselho Internacional de Museus promove Encontros de Outono em Famalicão

Centro de Estudos Camilianos

O Conselho Internacional de Museus (ICOM) vai promover em Vila Nova de Famalicão, nos próximos dias 1 e 2 de outubro, a iniciativa Encontros de Outono 2020, sob o tema “Um Novo Olhar sobre as Coleções. Documentar e Conservar”. O evento vai decorrer na Casa de Camilo – Centro de Estudos, em Seide.

As inscrições podem ser realizadas por email através do [email protected], com indicação da modalidade de assistência (presencial ou digital) e, no caso dos membros do ICOM, o respetivo número.

O ICOM, criado em 1946, é a organização mundial dos museus e dos profissionais de museus dedicando-se à promoção e proteção do património natural e cultural, presente e futuro, material e imaterial. Decidiu dedicar estes Encontros de Outono a aspetos constantes, mas frequentemente menos visíveis: a história custodial dos objetos e as estratégias de conservação continuada. A história custodial remete para a constituição das coleções. O modo como muitos acervos foram sendo constituídos tem vindo a ser estudado e considera-se importante, à luz do Código Deontológico do ICOM e da necessidade de conhecer e divulgar circunstância e ações, aprofundar percursos e estratégias de divulgação e comunicação.

O programa arranca pelas 9h30, com as presenças da presidente da ICOM Portugal, Maria de Jesus Monge, e do diretor da Casa de Camilo, José Manuel Oliveira.

Ao longo dos dois dias serão realizados três painéis de debate, com diversos convidados. Serão ainda realizadas visitas guiadas à Casa Museu de Camilo, à Casa do Território e ao Museu da Guerra Colonial.