Conselho Consultivo para Desenvolvimento do Turismo analisou situação do setor em Braga
Quarta-feira , Novembro 25 2020 Periodicidade Diária nº 2646
Principal / Braga / Conselho Consultivo para Desenvolvimento do Turismo analisou situação do setor em Braga

Conselho Consultivo para Desenvolvimento do Turismo analisou situação do setor em Braga

Realizou-se, esta segunda-feira, a reunião do Conselho Consultivo para o Desenvolvimento do Turismo de Braga, órgão criado pelo Município de Braga para implementação da estratégia concertada entre entidades públicas e privadas para o desenvolvimento do setor.

A abertura da Loja de Turismo da Estação, que será ocupada pela entidade regional de Turismo do Porto e Norte e se vai afirmar como uma das portas de entrada na região, foi um dos assuntos em destaque.

A reunião serviu para analisar alguns dados estatísticos e a estratégia turística que tem vindo a ser implementada pelo Município de Braga. Apesar da presença em feiras turísticas não ter decorrido como planeado, devido à pandemia da Covid-19, Altino Bessa, vereador do Turismo, elencou um vasto conjunto de iniciativas realizadas pela Autarquia, com o objetivo de dinamizar o setor.

A par do projeto “Conhecer para Melhor Divulgar” e da “Pop UP Store”, colocada à disposição das empresas de animação turística do concelho para a promoção dos seus produtos e serviços, Altino Bessa recordou a aposta estratégica que tem sido feita na gastronomia, desde logo com a realização do “Vinho Verde Fest” e dos jantares vínicos em parceria com a Associação Comercial de Braga, ou a Semana do Bacalhau à Braga, inserida nos “Fins de Semana Gastronómicos” da entidade regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Na área da sustentabilidade, o destaque foi para a participação de Braga na Rede Europeia de Cidades Turísticas Sustentáveis, para a criação da app “Braga Explorer” e, ainda, para a realização da curta-metragem “Braga Natural”, que convida à descoberta e à fruição de locais menos conhecidos, a observar a fauna e flora do concelho.

Altino Bessa destacou, igualmente, a requalificação das praias fluviais de Navarra e Cavadinho, cujo projeto deverá arrancar no início do próximo ano.