Quarta-feira, Setembro 22, 2021
17 C
Braga
InícioRegiãoConselheiros de Economia da Comissão Europeia visitam UMinho e INL na terça-feira

Conselheiros de Economia da Comissão Europeia visitam UMinho e INL na terça-feira

UMinho

No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, a Universidade do Minho (UMinho) e o INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia vão receber, na terça-feira, a visita de um grupo de 40 pessoas que integra Conselheiros de Economia e elementos da Comissão Europeia.

A visita, coordenada pela Direção-Geral das Atividades Económicas, irá acontecer ao longo de todo o dia nas cidades de Braga e Guimarães e o programa pretende demonstrar os bons exemplos de inovação no país, dando a conhecer casos concretos de transferência de conhecimento para a indústria.

Trata-se de uma visita que ocorre em todas as Presidências do Conselho da União Europeia e que pretende dar a conhecer a vertente da indústria, tecnologia e inovação do país que assume a Presidência. Assim, a Direção-Geral das Atividades Económicas coordena, juntamente com a representação permanente de Portugal junto da União Europeia, um roteiro pela zona Norte de Portugal, a fim de dar a conhecer bons exemplos de inovação aos representantes da Comissão Europeia e dos 27 estados-membros. A visita representa um momento emblemático da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

A visita inicia-se às 9:00 no INL com a apresentação da atividade científica e de alguns projetos desenvolvidos pelas equipas de investigação deste instituto ibérico. A comitiva europeia visitará as instalações do laboratório ibérico naquele que será o último momento da visita que será acompanhada, para além dos responsáveis do INL, pelo presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, e pelo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, António M. Cunha.

A partir das 11:00, a comitiva chegará à UMinho onde será recebida pelo pro-reitor para a Investigação e Projetos, Filipe Vaz. No campus de Gualtar, em Braga, será dada a conhecer a atividade científica do Centro de Engenharia Biológica, assim como de quatro outros projetos desenvolvidos a partir da investigação produzida na instituição. Ainda no campus de Gualtar estará patente um showroom que dará a conhecer quatro spin-offs da UMinho (Letra, Satisfibre, SilicoLife e Solfarcos) e a Infraestrutura de Investigação de Recursos Microbianos (MIRRI), projeto europeu sediado na UMinho.

Da parte da tarde a comitiva europeia viaja até à cidade de Guimarães onde, no campus de Azurém da UMinho, será recebida pelo presidente da Escola de Engenharia da UMinho, Pedro Arezes, ficando a conhecer o projeto de parceria UMinho/Bosch e laboratório de manufatura aditiva, DoneLab.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS