
Famalicão vai receber o Congresso Internacional “Camilo Castelo Branco, 200 anos depois”, marcada para amanhã, dia 14 de março, às 09:30, no Centro de Estudos Camilianos.
O evento contará com a presença da ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, do presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, e do vice-presidente da CCDR-Norte, Jorge Sobrado.
A iniciativa, que decorre até domingo, é um dos pontos altos das comemorações do bicentenário do nascimento do escritor, que se assinala este domingo, dia 16, e vai reunir dezenas de especialistas nacionais e internacionais no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, principal polo de investigação e preservação da obra e legado do romancista português.
No total estão previstas 22 conferências protagonizadas por conceituados investigadores, oriundos de universidades portuguesas e de países como o Brasil, os Estados Unidos da América, a Roménia e o Reino Unido, que vêm a Famalicão reapreciar o vasto legado camiliano e o importante valor da obra daquele que é um dos maiores escritores da literatura portuguesa.
Além das conferências, terão também lugar momentos culturais após o encerramento dos trabalhos, nos dias 14 e 15 de março. No primeiro dia haverá um serão musical pelo Divisi Quartet, que irá apresentar arranjos e transcrições presentes nas obras de Camilo Castelo Branco, com início pelas 21:30. Já no segundo dia, pela mesma hora, terá lugar uma visita orientada à Casa de Camilo, com apontamento musical na Casa dos Caseiros por Cristina Petrescu. Haverá ainda uma visita orientada à exposição permanente “Torre Literária – Louvor e Simplificação da Literatura Portuguesa”, na Fundação Cupertino de Miranda, seguindo-se um almoço com ementa camiliana, para os congressistas que queiram experimentar a célebre receita de Galinha Mourisca.
Nos dias 14 e 15 de março, nota ainda para a realização da Feira de Edições Camilianas, no local do congresso.