
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promoveu, entre os dias 12 e 21 de fevereiro, o concurso “De Frase e Garfo”. Esta iniciativa teve como finalidade despertar a inspiração, criatividade e imaginação dos participantes, ao enaltecer os valores da Póvoa de Lanhoso. Ao mesmo tempo, visou apoiar a restauração local.
Os participantes aceitaram o desafio de criar uma frase (até 175 carateres, incluindo espaços) sobre a Póvoa de Lanhoso, expressando o sentimento e um olhar particular pela sua terra. O prémio atribuído aos vencedores é uma refeição para quatro pessoas, a levantar num estabelecimento de restauração local em regime de take-away.
As frases vencedoras foram remetidas por Alexandrina Reis, Alice Amorim, Andreia Fernandes, Bárbara Moreira, Beatriz Antunes, Fátima Silva, Maria Rosa Liz, Maria Pereira, Pedro Novais e Tânia Lopes. A história, a filigrana, a Maria da Fonte, a gastronomia da Póvoa de Lanhoso foram alguns dos aspectos destacados nestas frases. O júri teve em consideração critérios como Fidelidade ao tema; Originalidade na construção da frase; e Criatividade.
O concurso “De Frase e Garfo” representa também mais uma das diversas iniciativas desenvolvidas pelo Município da Póvoa de Lanhoso como forma de apoiar a restauração local numa fase tão difícil derivada da presente conjuntura que impôs a todos os cidadãos uma nova situação de confinamento.