Sexta-feira, Janeiro 27, 2023
3.9 C
Braga
InícioBragaConcertos para bebés na nova temporada do Circuito do gnration

Concertos para bebés na nova temporada do Circuito do gnration

© gnration

Espetáculos, workshops crianças e adultos, formações para professores e visitas guiadas são algumas das propostas para o programa de janeiro a julho do Circuito, no gnration, em Braga.

De janeiro a julho, o Circuito, programa de serviço educativo de Braga, Cidade Criativa da UNESCO para Media Arts, propõe um conjunto de atividades que pretendem continuar a promover o espaço de diálogo entre a comunidade, a criação e as media arts. Espetáculos para toda a família, workshops para os mais novos, visitas orientadas para conhecer as exposições do gnration e formações para professores, entre outras atividades, fazem parte do programa para a primeira temporada de 2023.

Para ver em palco, o Circuito apresenta o filme-concerto “Piratas e Sereias, Ostras e Baleias” (3 de fevereiro para escolas, 4 de fevereiro para público em geral) que junta o cinema de animação à música, numa criação da Space Ensemble. Em maio, é a vez de “Reinventar a Roda” (5 de maio para escolas, 6 de maio para público em geral), espetáculo sobre inclusão e participação em criação musical através do improviso da voz, com a participação de alunos do Agrupamento de Escolas de Maximinos e com direção da Cooperativa Cultural Frenesim.

Para os mais novos e para realizar em família, as oficinas de “Há um rio nesta gota”, destinadas a crianças dos 0 aos 5 anos, são o lugar certo para misturar música eletrónica com a voz e descobrir em dupla. A primeira sessão arranca já este sábado, repetindo-se posteriormente em maio. Os últimos bilhetes estão à venda. Propondo um cruzamento entre desenho, botânica e as media arts, a Escola de Desenho Inconvencional desafia os participantes a sair à rua e a aprender novas formas de representar o que vemos, ouvimos e sentimos, através de um workshop para crianças.  A 27 de maio, este workshop terá lugar no gnration e a 17 de junho no Mosteiro de Tibães.

Para os jovens e adultos, o novo ano trará também novas formações que pretendem dotar os participantes de ferramentas, experiências e ideias em torno das media arts. O ciclo de workshops BMA lab, com base a experimentação, criação, arte e tecnologia, convida a explorar as potencialidades criativas da linguagem do software Max com Rodrigo Constanza (25 de março) e a conhecer o trabalho de Adrian Utley (26 de fevereiro), guitarrista de Portishead, e do reputado duo britânico de arte digital Semiconductor (27 de maio). Já pelo verão, de a 10 a 14 de julho, o Circuito Summer School, semana de oficinas dedicadas a adolescentes, regressa com workshops de introdução à realidade aumentada, desenho através de inteligência artificial ou criatividade na criação de jogos.

A Orquestra de Dispostivos Eletrónicos segue para a 5.ª edição com nova direção artística. Artista, música, investigadora turca, Ece Canlı conduzirá um ensemble informal, composto unicamente por instrumentos eletrónicos, assume-se como local de encontro e partilha em torno da exploração sonora. Com ensaios a arrancar em fevereiro e uma primeira apresentação no aniversário do gnration, a 29 de abril, o Circuito convida os músicos amadores, residentes ou naturais de Braga, a fazerem parte desta orquestra. A inscrições estão a decorrer através do e-mail para [email protected].

Até junho, o Circuito propõe ainda visitas orientadas às exposições do gnration, num trabalho de mediação que visa desmistificar a arte e a tecnologia e aproximar os públicos das obras artísticas. As inscrições, para público-geral ou escolas, são gratuitas e devem ser feitas através de [email protected].

A relação com a comunidade escolar continua a ser um dos pilares do Circuito. Nesta nova temporada, para além dos espetáculos mencionados, o Circuito propõe cinema de animação com “De um asteróide a um domingo”, através de um conjunto de curtas-metragens selecionadas pelo coletivo artístico Confederação.

Na campo da formação pedagógica para alunos, uma nova fornada de workshop de experimentação “WE! Workshops de Experimentação” propõe transformar objetos obsoletos em novos e únicos instrumentos musicais.

Já o projeto sonoro “Mini Mapa Sonoro” vai partir à descoberta do património da cidade de Braga através de três oficinas que terão lugar no Museu dos Biscainhos, Theatro Circo e Mosteiro de Tibães. Ainda na primeira metade deste ano, o projeto expandirá a ação a outras cidades da Rede de Cidades Criativas da UNESCO para as Media Arts, possibilitando uma parceria entre alunos bracarenses e estrangeiros através de sessões online conjuntas.

Destinado as professores, docentes e outros elementos da comunidade educativa, o Circuito apresentará ainda duas formações sobre as potencialidades da inteligência artificial e da animação stop motion para aplicação prática em contexto escolar.

O Circuito é o Serviço Educativo da Braga Media Arts e, desde setembro de 2019, tem vindo a implementar um conjunto de atividades que pretendem sedimentar o interesse pela criação e fruição das artes digitais na cidade. Braga é Cidade Criativa da UNESCO em Media Arts desde 2017 e o trabalho do Circuito pretende aprofundar a relação da população bracarense com esta disciplina artística.

Todo o programa janeiro-julho do Circuito pode ser conhecido aqui.

Os bilhetes para as atividades da primeira temporada de 2023 encontram-se já disponíveis em https://circuitobma.bol.pt/ e locais habituais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS