Sábado, Abril 20, 2024
16.1 C
Braga
CulturaConcerto de Carlos Maria Trindade para ver no gnration

Concerto de Carlos Maria Trindade para ver no gnration

© Carlos Maria Trindade

A última temporada do ano traz até Braga uma mão de artistas nacionais e estrangeiros, perfilados de novos discos. Carlos Maria Trindade é um dos portugueses que marcará presença no programa, ao estrear o seu novo e muito aguardado disco. Um regresso ao ativo que traz consigo “Vitral Submerso”, disco piano solo que é apresentado no gnration em estreia nacional a 7 de outubro.  Maria Trindade fundou os Heróis do Mar em 1980. Na década seguinte, junto com Nuno Canavarro, lança “Mr. Wollogallu”, um dos discos mais aclamados da música contemporânea portuguesa. A solo, lança também “Deep Travel” (1996) e “Oriente” (2015), sendo há muito esperado um retorno aos trabalhos discográficos.

Luís Severo, umas das mais recentes certezas da música portuguesa, está também de regresso aos novos discos. “Cedo ou Tarde” será editado no último trimestre do ano, tendo já estreia em palco agendada para 10 de novembro no gnration e, cerca de um mês depois, a 14 de dezembro, na Culturgest, Lisboa. Já a 14 de novembro, os norte-americanos Deerhoof passam por Portugal numa digressão europeia que serve de apresentação para o novo disco “Miracle-Level”. Ao longo de quase três décadas de carreira, Deerhoof têm provado que na música haverá sempre lugar para aqueles “weirdos” que prosperam no estado cru e caótico da criatividade.

A 23 de novembro, dois dos nomes mais fascinantes da música de improvisação europeia: o virtuoso da eletrónica Matthew Herbert e o exímio baterista Julian Sartorius apresentam-se em concerto conjunto para mostrar “Drum Solo” (2022), o álbum que os uniu e um dos mais aclamados desse ano. O concerto passa também por Lisboa (Culturgest) e Espinho (Auditório da Academia de Espinho).

A 2 de dezembro, Adolfo Luxúria Canibal, António Rafael, Henrique Fernandes e Jorge Coelho apresentam-se com o regresso do projeto Estilhaços e dão a conhecer o novíssimo “Estilhaços de Escuridão” (2023), disco criado com a colaboração da documentarista sonora Sofia Saldanha (1975-2022).

A 7 de dezembro, e a fechar o programa de música para out-dez, a cantora e multi-instrumentista portuguesa Margarida Campelo apresenta pela primeira vez em Braga o seu disco de estreia. Produzido por Bruno Pernadas, “Supermarket Joy” é já um dos discos portugueses mais adorados do ano. Os bilhetes para os espetáculos de música do programa out-dez estão já à venda.

Já no programa expositivo, o gnration apresentará duas novas exposições. Nicolas Gourault, reconhecido artista e cineasta francês, apresenta a sua primeira exposição em Portugal. “Simulation against the grain” apresenta cinco peças baseadas no tempo, que vão desde curtas-metragens a instalações multimédia e simulações de computador em tempo real. A exposição poderá ser visitada de 22 de setembro a 18 de dezembro.

Criada em residência artística ao abrigo do programa EMAP – European Media Art Platform, e apresentada pela primeira vez ao público no gnration, “Nature Makes No Sound” é o novo trabalho do artista croata Davor Sanvincenti. Esta instalação audiovisual baseia-se num trabalho de campo realizado no Parque Nacional da Peneda Gerês. A exposição estará patente de 14 de outubro a 31 de dezembro.

A entrada é gratuita para todas as exposições patentes no gnration.

Até ao final do ano, o gnration dará continuidade ao alt.history, ciclo de conversas online sobre as narrativas perdidas da cultura digital. Com curadoria pela revista e plataforma canadiana Holo, o ciclo receberá o programador, designer, engenheiro informático e artista Karsten Schmidt (11 out) e a escritora, curadora e editora norte-americana Nora Nahid Khan (15 nov). As conversas são transmitidas gratuitamente no site e youtube do gnration.

Também com foco no online, o ciclo de programação órbita trará mais duas sessões, com novas obras encomendas que estabelecem pontes com o programa presencial do gnration, nos domínios da música, arte e tecnologia. A 18 de outubro, há estreia de nova peça audiovisual por Carincur e João Pedro Fonseca. A 23 de novembro, tem lugar a continuidade da parceria entre o gnration, Culturgest e Canal180, que se juntaram para criar Jogo Cruzado, onde uma curta-metragem de um artista visual será entregue a um músico para fazer a sua banda sonora e, ao mesmo tempo, uma composição musical será dada a um cineasta para que crie o seu filme. Todas as imagens e músicas são originais e serão estreadas nestas obras.

No programa de dança, o laboratório de transcriação coreográfica Guelra, desenvolvido pela Arte Total, convida o coreógrafo, bailarino e professor dinamarquês Peter Michael Dietz. “Grand Danois” será desenvolvido ao longo de uma semana em contexto de residência artística e apresentado ao público a 30 de novembro.

Até ao final do ano, o gnration acolherá ainda a 13.ª edição do festival de música eletrónica e arte digital Semibreve. Beatrice Dillon, Mumdance, Loraine James, Nkisi e DJ Lynce são os nomes que constam no programa para as noites de sexta e sábado no gnration.

A fechar o trimestre, a 15 e 16 de dezembro, a oitava edição de Ocupa, perspetiva sobre a música eletrónica e a arte digital em Braga, apresenta concertos, performances e instalações, onde artistas locais e figuras de referência se cruzam. O programa de música contará este ano com Rita Silva, o coletivo Wav.In, Vulture Drones e a apresentação final do Clube de Inverno, sessões de exploração e improvisação que este ano têm Noiserv como coordenador no som e o realizador e diretor de fotografia Jorge Quintela na imagem. O coletivo Kindergarten apresentará uma nova performance audiovisual. O programa de instalações apresentará um novo trabalho artístico resultante de uma open call entre o festival Semibreve e o festival holandês Fiber, e o Mestrado em Media Arts da Universidade do Minho apresenta um conjunto de peças sonoras num ponto de escuta.

Os bilhetes para o trimestre out-dez 2023 podem já ser adquiridos em https://gnration.bol.pt, balcão gnration e locais habituais.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES