
A operação da Concentrix em Braga assinalou hoje sete anos de presença na cidade com uma visita institucional que decorreu na tarde desta quarta-feira, nas instalações da empresa situadas em Dume.
Integrada no programa das Semanas da Economia de Braga, a visita reuniu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e da InvestBraga, Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, e Gil Carvalho, diretor de Dinamização Económica e Atração de Investimento da InvestBraga.
A comitiva visitou os espaços da operação, conhecendo de perto as dinâmicas da equipa local, num diálogo com a liderança da empresa, incluindo Benoist Voidie, diretor da Concentrix para a Região Norte, onde gere uma equipa de 3000 colaboradores, para um volume de negócios de 100 milhões de euros.
Na ocasião, Carlos Silva destacou “o papel estratégico de Braga na atração de empresas internacionais com elevado valor acrescentado”. “A operação da Concentrix em Braga é um exemplo notável da capacidade da cidade para acolher empresas de dimensão global, com impacto direto na criação de emprego qualificado. Esta aposta reforça a atratividade do território para investimentos sustentáveis e tecnologicamente avançados”, disse.
Fundada em 1991 nos Estados Unidos pela Synnex Corporation, a Concentrix é uma multinacional cotada na Bolsa de Nova Iorque, especializada em soluções tecnológicas e serviços de experiência do cliente. Atua em mais de 70 mercados com clientes de referência em setores como banca, saúde, seguros, tecnologia, comércio eletrónico, automóvel e turismo.
A fusão recente com a empresa francesa Webhelp, num negócio avaliado em cerca de 4 mil milhões de dólares, consolidou a presença da marca a nível mundial, com mais de 2.000 clientes e um vasto leque de soluções em IA generativa e serviços digitais. Em Portugal, a empresa conta atualmente com seis escritórios, sendo a operação de Braga é uma das maiores do país, com 1.400 colaboradores, representando um caso de sucesso de investimento estrangeiro no território. O escritório local presta serviços em 12 idiomas diferentes, abrangendo cinco setores de atividade distintos, e conta com um índice de satisfação dos colaboradores de 9 em 10, sendo que 96% das contratações são bem-sucedidas e a liderança apresenta uma média de 5,6 anos de antiguidade.
Além do seu impacto económico, a Concentrix tem vindo a afirmar-se como uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal. A operação nacional foi distinguida pelo Great Place to Work Institute durante três anos consecutivos: 9.º lugar em 2021 na categoria de 100 a 500 colaboradores, 3.º lugar em 2022 entre 501 e 1000 colaboradores, e 7.º lugar em 2023 no ranking de empresas com mais de 500 colaboradores.