
A comunidade de Covas do Barroso convoca a ação de protesto “O tempo da servidão acabou! Barroso Vive e Resiste” no sábado, 18 de janeiro, em resposta à servidão administrativa atribuída pelo Governo Português a favor da empresa Savannah Resources.
Há sete anos que a comunidade levantou-se contra uma mina de lítio à porta de casa, proibindo a empresa de aceder aos terrenos baldios, da Junta de Freguesia e de particulares.
“Após a decisão governamental, e contra a vontade das proprietárias, que foram notificadas pela GNR, a empresa avançou com as máquinas na Serra para colocar novas plataformas de prospeção. As prospeções são um passo fundamental para o cumprimento do relatório de conformidade (RECAPE) estabelecido na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) concedida pela Agência Portuguesa do Ambiente. Sem elas, não há mina”, explicou a Associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso (UDCB).
“50 anos após o 25 de Abril, o Governo português continua a impor projetos à força, indiferente à realidade e às vontades das pessoas. A comunidade de Covas do Barroso não aceita os impactos sociais e ambientais negativos de quatro minas a céu aberto, que levariam à destruição de um modo de vida reconhecido como Património Agrícola Mundial e como exemplo vivo no combate às alterações climáticas. Por isso, continuará a defender a Serra e as suas gentes e a lutar contra uma empresa, um Estado e todos aqueles que lhes oferecem um futuro minado”, finalizou.
A ação terá início às 11:00 no Largo do Cruzeiro de Covas do Barroso e pretende deixar a mensagem “O tempo da Servidão acabou!”.