
A rentabilidade bruta da compra de uma casa em Portugal para colocá-la no mercado de arrendamento foi de 7,2% no primeiro trimestre de 2025, uns 0,1 pontos percentuais (p.p) inferior à calculada para o mesmo período de 2024 (7,3%) e 0,6 p.p superior à do mesmo período de 2023, segundo os dados do idealista. Braga, no início do ano, rendeu 6,5%.
Hoje, a rentabilidade na habitação é superior em 1,6 p.p em relação à observada no primeiro trimestre de 2022, de 5,6%. Em Braga, no início do ano, rendeu 6,5%.
Analisando por capitais de distrito/região autónoma, é em Castelo Branco onde é mais rentável a compra de uma casa para investimento, sendo o seu retorno na ordem dos 8,6%. Seguem-se as cidades Santarém (7,5%), Coimbra (6,9%), Braga (6,5%), Leiria (6,3%), Évora (6,1%), Viseu (6,1%), Porto (5,7%), Faro (5,5%), Setúbal (5,4%) e Funchal (5,3%).
A rentabilidade habitacional mais baixa é obtida pelos proprietários das casas arrendadas em Lisboa (4,7%), Viana do Castelo (5,1%) e Aveiro (5,2%).


