Sexta-feira, Março 29, 2024
9 C
Braga
spot_img
Braga“COMPRAÇA” estuda impacto do quotidiano urbano no Mercado Municipal de Braga
spot_img

“COMPRAÇA” estuda impacto do quotidiano urbano no Mercado Municipal de Braga

CM Braga

Potenciar a Praça como um espaço de encontro, de vivências e de partilha de memórias é o mote para o projeto “COMPRAÇA”, uma parceria entre o Município de Braga e a Universidade do Minho que visa dinamizar o Mercado Municipal como um “laboratório da vida urbana quotidiana”.

Trata-se de um projeto de investigação e intervenção, dinamizado pelas docentes da Universidade do Minho Helena Pires e Zara Pinto Coelho que, através da PASSEIO – Plataforma de arte e cultura urbana do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (CECS), visa evidenciar o papel da comunicação na transformação do espaço urbano em lugar vivido e a participação de cada um na construção de um espaço comum.

“Este projeto vai ao encontro de uma série de iniciativas promovidas com a Universidade do Minho e é um belíssimo exemplo do que nós queremos fazer no Mercado Municipal de Braga, transformando esta Praça num lugar de encontro, recuperando o conceito de uma Ágora com conversas e exposições, de forma a envolver a sociedade e as suas instituições”, explicou Olga Pereira, vereadora responsável pelos Equipamentos Municipais da Autarquia, durante o lançamento do projeto, que decorreu esta quinta-feira.

Uma das vertentes do projeto visa observar, registar e analisar as diferentes formas como se relaciona toda a comunidade da Praça, através de conversas informais, entrevistas de histórias de vida, registos fotográficos e em vídeo, e recolha de vários tipos de documentos sobre o Mercado.

Nesse sentido, no próximo sábado, pelas 11:00, será inaugurada a exposição “Inutilidade e Reciclagem com criatividade”, da autoria de Rosa Oliveira, uma vendedora da Praça que começou a reutilizar todo o tipo de materiais, dando-lhes uma nova vida. Simultaneamente irá decorrer a primeira iniciativa do ciclo “Conversas na Praça” que, de forma informal, irá proporcionar o encontro e partilha de conhecimento entre vendedores e investigadores abordando diferentes temáticas.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES