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Comércio da Vila é o novo “centro comercial” de Famalicão

CM Famalicão

Cento e cinquenta lojas do comércio tradicional de Vila Nova de Famalicão já estão presentes no Comércio da Vila, uma nova plataforma de e-Commerce e Marketplace que permite aos empresários criarem uma montra virtual, divulgando, promovendo e vendendo os seus produtos numa espécie de centro comercial digital.

O Marketplace desenvolve-se a partir da aplicação Comércio da Vila que já está disponível para download nos sistemas operativos Android e IOS a partir da Play Store e App Store, respetivamente.

Promovida pela Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão (ACIF) com o apoio da Câmara Municipal, a nova ferramenta implica um investimento de 160 mil euros em dois anos e foi apresentada esta segunda-feira, em conferência de imprensa.

Para o presidente da ACIF, Fernando Xavier, trata-se de “uma janela de oportunidades dos comerciantes para o mundo”. É um projeto “com visão de futuro que vai ajudar o comércio de proximidade, que só é tradicional pela sua história, pois está sempre a inovar e em mudança”.

O responsável salientou a importância do projeto para os comerciantes de Famalicão, sublinhando que hoje em dia é “fundamental estar na internet” e que o desenvolvimento desta aplicação começou antes da pandemia, mas que a pandemia acabou por apressar.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, felicitou a ACIF por ter avançado com este projeto, por ter “a perceção do que é necessário aos comerciantes e à economia local”. Por outro lado, o autarca salientou que o digital servirá sempre para potenciar o comércio de proximidade, que nunca perderá a sua autenticidade.

“Todos sabemos que o comércio de proximidade está a atravessar uma fase muito difícil e com esta plataforma os nossos comerciantes têm ao seu dispor uma ferramenta que facilita a relação entre quem compra e quem vende”, acrescentou.

Na verdade, o Comércio da Vila pretende ser muito mais do que um espaço virtual de compra e venda de produtos. Para além das promoções e descontos para os consumidores, a aplicação tem associado um cartão para pagamentos com “tecnologia revolut” que permite carregamentos e a sua utilização nos equipamentos municipais, com as piscinas ou Casa das Artes. Para a coordenadora do projeto Elisabete Costa “queremos que seja um serviço de qualidade e diferenciador”. “Todas as semanas será enriquecido com novas funcionalidades à medida que os empresários forem aderindo”, referiu. A responsável explicou ainda que a aplicação integra um serviço delivery que permitirá em breve “entregas em apenas duas horas”.

Os comerciantes que queiram ver a sua loja no Comércio da Vila devem preencher o formulário de adesão disponível no site da ACIF. A adesão é gratuita, assim como a permanência na plataforma durante os primeiros seis meses.

A iniciativa está incluída no programa Retomar Famalicão que a Câmara Municipal e a Associação Comercial de Famalicão (ACIF) têm no terreno  para dar uma nova vida ao comércio tradicional da cidade, fortemente fustigado pela crise pandémica da Covid-19.

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