Sexta-feira, Novembro 26, 2021
8.6 C
Braga
InícioBragaColégio Doutoral Universidade do Minho debate ética na investigação

Colégio Doutoral Universidade do Minho debate ética na investigação

Universidade do Minho

O Colégio Doutoral Universidade do Minho irá realizar na próxima sexta-feira, dia 22 de outubro, uma conversa que pretende refletir os desafios e preocupações éticas que se colocam diante das metodologias de investigação e que se debruçam sobre a questão racial. “Reflexões metodológicas sobre a questão racial” é o mote para a sessão marcada para as 15:00 e que irá decorrer no Auditório B2, no CP 2 do campus de Gualtar, em Braga.

Trata-se da primeira de um conjunto de iniciativas que pretendem promover a integridade e ética académica na formação doutoral. A sessão propõe-se interrogar estratégias de inclusão na investigação, alargando o debate a iniciativas como a proposta de recolha de dados étnico-raciais trabalhada no âmbito da sua operacionalização no Censos 2021, com vista ao desenho de políticas públicas. A sessão contará com a intervenção de duas oradoras convidadas, Ana Rita Alves (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra) e Cristina Roldão (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal/ Centro de Investigação e Estudos de Sociologia) que irão promover um debate com a finalidade deenvolver estudantes de doutoramento, investigadores e docentes da UMinho.

A participação é gratuita mas carece de inscrição prévia até ao dia 21 de outubro aqui.

Nota sobre as oradoras

Ana Rita Alves é investigadora no CES-Universidade de Coimbra e membro-fundadora do “CHÃO – Atelier de Etnografia Urbana” que, em conjunto com a Associação e os/as moradores/as do Bairro da Jamaika, tem vindo a desenvolver uma cartografia social e aulas de alfabetização de adultos e português língua não materna.

Cristina Roldão é socióloga, investigadora no CIES-IUL e docente na ESE-IPS. Tem-se debruçado sobre as desigualdades perante a escola e os processos de exclusão e racismo que tocam os afrodescendentes, abordados, por exemplo, no projeto «Caminhos escolares de jovens africanos que acedem ao ensino superior». Foi membro da equipa organizadora da Afroeuropeans: Black In/Visibilities Contested – 7th Network Conference (Lisboa) e do Grupo de Trabalho para as Questões Étnico-Raciais – Censos 2021. Tem participado no debate público sobre o racismo em Portugal.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS