Quarta-feira, Março 3, 2021
10 C
Braga
Início Educação Colégio D. Pedro V em Braga reconhecido internacionalmente pela UNESCO

Colégio D. Pedro V em Braga reconhecido internacionalmente pela UNESCO

Colégio D. Pedro V

O Colégio D. Pedro V, em Braga, foi distinguido com o reconhecimento internacional da UNESCO pelo desempenho demonstrado em prol da estratégia educativa desta organização, no que concerne ao trabalho em equipa, elevado padrão de qualidade, ambiente criativo e empreendedor.

Com candidatura submetida em 2019, a UNESCO confere agora ao Colégio D. Pedro V o mérito de integrar a Rede Internacional de Escolas Associadas da UNESCO, formada em 1945 e que à data conta com mais de 11.500 escolas espalhadas por 182 países de todo o mundo.  Em Portugal são 132 escolas e o Colégio D. Pedro V é o único do distrito de Braga a consagrar-se membro desta rede.

O cónego João Paulo Alves, presidente do Colégio D. Pedro V, regozijou-se com esta distinção, referindo que irá dar continuidade ao trabalho efetuado nos últimos 3 anos. “Esta conquista requer, agora, a continuidade do trabalho efetuado nos últimos 3 anos, no investimento de uma educação integral, regada a arte, cidadania e intencionalidade, centrada nos quatro pilares educativos Delors (UNESCO): Aprender a Ser, Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer e Aprender a Viver Juntos. Estamos gratos a todos os parceiros que nos ajudaram, constantemente, a tornar possível a nossa visão de educação e a todos os pais que optam, todos os anos, por atribuir ao Colégio D. Pedro V a responsabilidade pela educação e desenvolvimento escolar dos seus filhos”, referiu.

O presidente sublinhou que irá envergar mais um logótipo, o da rede de Escolas Associadas da UNESCO, como símbolo desta distinção e com a garantia de que os valores da UNESCO habitam e circulam neste colégio.  Para iniciar a participação na rede, o Colégio D. Pedro V propôs à Coordenação Nacional da Rede de Escolas a instalação de uma incubadora de arte que desenvolvesse nos alunos uma reflexão sobre a singularidade do livro. Esta incubadora, que já toma os primeiros passos no colégio, culminará um dos seus âmbitos na apresentação da exposição artística “O Livro: um ilusório obsoleto”, numa parceria com a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.  A incubadora foi, então, divulgada pela rede UNESCO e está já em curso a sua  disseminação. 

Com a chancela UNESCO, esta exposição perspetiva-se com assento no 19.º Encontro Internacional da Rede de Escolas Associadas da UNESCO, para o qual o Colégio D. Pedro V já foi convidado e irá representar-se.

A direção renovou um agradecimento à equipa educativa deste colégio pelo “empenho diário, pela garra, pelas ideias e pelo amor com que faz educação”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS