Quinta-feira, Julho 17, 2025
17.8 C
Braga
BragaClube de leitura conquista leitores em Braga

Clube de leitura conquista leitores em Braga

Com sessões mensais dinamizadas pela Plataforma do Pandemónio, o clube de leitura tem vindo a conquistar uma comunidade "fiel e entusiasta".

© CM Braga

Ao fim de seis meses de atividade, o PARADOXO – Bookclub para Desassossegados assume-se como um espaço singular de mediação cultural, onde a leitura serve de ponto de partida para encontros improváveis e pensamento crítico. Com sessões mensais em Braga dinamizadas pela Plataforma do Pandemónio, sob orientação das mediadoras Marta Moreira e Catarina Santos, este clube de leitura tem vindo a conquistar uma comunidade fiel e entusiasta.

Mais do que um clube de leitura, PARADOXO é um laboratório vivo onde se cruzam livros, pessoas e ideias. A proposta é simples, mas ambiciosa: criar um espaço regular para ler, debater e criar, a partir de uma seleção de obras literárias provocadoras, atravessando géneros, geografias e estéticas. Ao longo destes primeiros seis meses, as sessões têm gerado momentos de intensa reflexão e ligação, com leitores de várias idades e percursos a encontrarem na leitura um território comum.

O projeto parte da literatura para se expandir em várias direções — performances, trocas de livros, laboratórios de escrita —, abrindo margem para o inesperado. Com encontros em lugares como a Ludoteca da Estufa e em articulação com redes locais de bibliotecas, museus e espaços livreiros, PARADOXO afirma-se também como um motor de novas dinâmicas culturais na cidade.

Com participação gratuita e direcionado a públicos a partir dos 15 anos, o clube tem como missão promover hábitos de leitura, combater a exclusão cultural, e fomentar a cidadania ativa através da criação artística e da mediação.

Próximas sessões:

  • 28 de julho – Raízes Brancas, Bernardine Evaristo (Ludoteca da Estufa)
  • agosto – Final do Jogo, Julio Cortázar
  • setembro – Adelita, José Miguel Braga
  • outubro – Stoner, John Williams
  • novembro – Nini, Ticas Graciosa
  • dezembro – Aprender a Rezar na Era da Técnica, Gonçalo M. Tavares
Apoie o jornalismo que faz a diferença na região. O seu contributo é fundamental para prosseguirmos o nosso trabalho. Faça um donativo pontual por MBWay (912 727 601) ou IBAN (PT50 0035 0232 00002594330 40).

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES