Quinta-feira, Julho 25, 2024
18.3 C
Braga
BragaCimeira dos Embaixadores Empresariais de Braga marcou arranque da Semana da Economia

Cimeira dos Embaixadores Empresariais de Braga marcou arranque da Semana da Economia

 

© InvestBraga

A Cimeira dos Embaixadores Empresariais de Braga marcou o arranque da Semana da Economia. Foram apresentados os principais dados de 2022 sobre o desempenho económico do concelho, nomeadamente a evolução das exportações, a instalação de grandes multinacionais na cidade, número de projetos apoiados no Espaço do Investidor, bem como o nível de execução das ações que integram o Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Braga, o apoio ao empreendedorismo e a excecional taxa de ocupação que tem registado o Centro de Juventude de Braga. 

Juntos, os Embaixadores Empresariais de Braga representam 349 empresas, que arrecadaram mais de 3,7 mil milhões de euros de volume de faturação​, em que cerca de 2,1 mil milhões correspondem a exportações,​ e empregam mais de 20.000 trabalhadores. 

Terminada a apresentação dos dados, o grupo de embaixadores deu início a um círculo de trabalho para identificar melhorias na promoção de Responsabilidade Social Empresarial e Igualdade (RSE+I), de modo a impulsionar a criação de emprego de qualidade. Esta ação decorreu no âmbito do Projeto GEMCAT Capitaliza, uma colaboração transfronteiriça que une o Município de Braga, a Universidade do Porto e o Governo Regional Da Junta Da Galiza (DXRRLL).

Já no Conselho Estratégico da InvestBraga, que garante a cooperação entre esta agência para o desenvolvimento económico de Braga, a Câmara Municipal de Braga e os seus parceiros estratégicos, recolheram-se os contributos dos membros presentes nas temáticas da habitação, qualificação, aposta em formação de curta duração com qualidade e ajustada às necessidades das empresas, atração de talento internacional e da cooperação empresarial. O administrador executivo da InvestBraga, Carlos Silva, acrescenta que estas ações são crucias no sentido de “continuar a fazer de Braga um exemplo junto de outras regiões, correspondendo ao lugar que tem vindo a ocupar enquanto cidade de futuro”.

A visita institucional ao Grupo BMcar deu-se durante a tarde, com a presença de Ricardo Rio, presidente da InvestBraga e do Município de Braga, António Barroso, adjunto do presidente da Câmara Municipal de Braga, Carlos Silva e Gil Carvalho, diretor da agência de Dinamização Económica e Atração do Investimento da InvestBraga, no âmbito das Visitas a Empresas de Referência do Concelho.

Pedro Rodrigues, CEO do Grupo BMcar, empresa com sede em Braga, passou a integrar o grupo de Embaixadores Empresariais de Braga, a convite da InvestBraga. “É uma empresa de referência no nosso concelho e em toda a região. Escolhemos a BMcar pelo importante passo na aquisição de uma unidade em Madrid, reforçando a sua dimensão económica, nomeadamente no número de postos de trabalho, faturação e exportação. É uma mais-valia no rol que grandes grupos económicos do concelho”, pontuou Ricardo Rio.

Com concessionários no Norte de Portugal, iniciou o seu processo de internacionalização através da criação de uma joint venture com a francesa BYmyCAR, para aquisição da BMW Madrid, um concessionário da capital espanhola. Pedro Rodrigues, acrescenta que este é “o maior contrato de concessão da península ibérica”. O grupo é também concessionário Mini e Rolls-Royce. 

Durante a visita que permitiu conhecer a loja oficial, oficina e escritórios, a comitiva do Grupo BMcar, constituída por Pedro Rodrigues, António Campos e Capa Pereira, partilhou os dados da operação, que conta com 570 colaboradores, 270 em Portugal e o restante em Espanha. Contrariando a norma, registam também uma “taxa de retenção elevada dos recursos humanos”. 

Pedro Rodrigues reflete sobre as perspetivas de crescimento para o ano de 2024 e refere que “A BMCar tem um volume de negócios que ultrapassa os 420 Milhões de euros, o que corresponde a 20% da quota de mercado português e 12% espanhol. Crescer é já uma característica do grupo!”. Os objetivos para o ano de 2024 passam por superar os 500 milhões de euros em volume de negócios, graças a vendas de “perto de 12 mil viaturas” e “cerca de 115 mil ordens de intervenção na área do após-venda”. Estas metas fazem parte do Plano Estratégico BMcar 2022-2024 “Out of Your Mind”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES