Sábado, Maio 28, 2022
20 C
Braga
InícioBragaCIM Cávado organizou sessão sobre o papel das mulheres no desenvolvimento local

CIM Cávado organizou sessão sobre o papel das mulheres no desenvolvimento local

© CIM Cávado

A Comunidade Intermunicipal do Cávado, no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher, promoveu, nas suas instalações, uma sessão sobre “O Papel das Mulheres no Desenvolvimento Local”.

Este momento simbólico contou com a presença da vice-presidente da CIM Cávado e presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, e da museóloga, Maria Lurdes Rufino, que abordaram o papel das mulheres do Cávado em processos de mudança locais.

Nesta sessão foi ainda debatida a evolução da participação da mulher ao nível da participação política, na administração e nos processos de desenvolvimento local, bem como o trabalho que as autarquias locais têm vindo a desenvolver no domínio da igualdade e conciliação entre a vida pessoal, profissional e familiar.

Também se debateram algumas questões mais abrangentes centradas na disparidade salarial que ainda existe em alguns setores de atividade, a desmitificação de mitos históricos relacionados com algumas profissões habitualmente associados ao feminino.

Mulheres representantes de diversas entidades marcaram presença e destacaram ainda a importância da educação para a igualdade de oportunidades.

No final da iniciativa, e tendo em conta a crise humanitária que se vive na Ucrânia, foi divulgado um testemunho de Ewa Kochanska, voluntária no Centro de Apoio a refugiados da Câmara Municipal de Lódz – Polónia, que recebem diariamente mulheres e crianças provenientes da guerra. Deste testemunho salienta-se o papel preponderante que a concertação e o trabalho em rede entre as autarquias e entidades locais têm tido na promoção da melhor resposta possível à situação atual.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS