Braga está na corrida para Melhor Destino Europeu em 2021. As votações decorrem online entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro.
Após ter sido distinguida como segundo Melhor Destino Europeu em 2019, a escolha de Braga por parte da organização deve-se ao facto de, além de ser um dos destinos europeus com maior crescimento turístico na Europa, ter sido uma cidade que rapidamente implementou diversas medidas de saúde pública para proteger a sua população face à pandemia da Covid-19, tendo inclusivamente sido mencionada pela OCDE como exemplo de boas práticas nesta matéria.
A estes fatores juntam-se o desenvolvimento sustentável do turismo em Braga e a distinção, pela Comissão Europeia, como uma das cidades com melhor qualidade de vida e mais felizes da Europa.
Sob o mote “2000 Anos, Um Destino”, Braga possui uma oferta turística que apela a diferentes perfis de viajantes e mercados, aliando história, juventude, natureza, espiritualidade, gastronomia, cultura e inovação. Braga foi recentemente reconhecida pela Forbes como um dos melhores destinos para viver e investir na Europa e está entre os 10 destinos mais consultados pelos viajantes britânicos, brasileiros, espanhóis e americanos no site EBD nos últimos 12 meses, entre uma oferta de mais de 300 destinos.
Braga é o único destino nacional nomeado para receber esta distinção em 2021. O destino vencedor e os nomeados beneficiam de um aumento do número de visitantes e da visibilidade internacional, o que poderá ajudar à retoma do setor turístico no período pós-Covid-19.
Criada em 2009, a European Best Destinations, organização sediada em Bruxelas, promove a cultura e o turismo na Europa e distingue, desde 2010, as cidades mais modernas e atraentes para visitar na União Europeia. Este é considerado o maior evento de e-turismo da Europa.