O Município de Braga foi considerado o mais transparente em Portugal das 50 cidades com maior população.
A distinção foi feita pela DYNTRA, uma organização internacional sem fins lucrativos que tem como um dos seus principais propósitos promover a transparência das administrações públicas municipais, regionais ou estatais, com projetos e metodologias desenvolvidas em vários Países.
A Câmara Municipal de Braga cumpriu 60,43% dos indicadores definidos pela DYNTRA. Para a Autarquia, “estes resultados demonstram o esforço que tem vindo a ser efetuado pela Autarquia no sentido de estabelecer uma relação cada vez mais transparente com os cidadãos e as empresas”.
Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, “nos vários domínios de atuação municipal, ao longo dos últimos anos houve uma clara aposta, reconhecida pela sociedade no seu todo, na transparência, compromisso e abertura, sendo estes vetores transversais que desde o primeiro dia norteiam a actuação do Executivo Municipal”.
Para cada Autarquia são avaliados indicadores como a transparência municipal, participação e colaboração dos cidadãos, transparência económico-financeira, contratos, convenções e subvenções, urbanismo e obras públicas.
O ranking pode ser consultado aqui.