Sábado, Julho 24, 2021
16.2 C
Braga
InícioPaís"Chuva de lama" e fraca qualidade do ar atingem Portugal

“Chuva de lama” e fraca qualidade do ar atingem Portugal

IPMA

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou hoje para um forte aumento de poeiras em Portugal vindas do Norte África. Estas poeiras podem causar uma “chuva de lama”, que começou no sul do país e que podem acabar por se estender a todo o território.

“A presença de poeiras na atmosfera durante o fim de semana, vindas do norte de África, fez-se de forma mais visível na zona sul do território continental. Também os cidadãos da zona centro que olhassem para o céu virados para sul, terão visto à distância o céu de uma cor acinzentada”, informou o IPMA.

De acordo com o IPMA, a partir desta segunda-feira, todas as previsões apontam para um aumento significativo da concentração de poeiras nos céus de Portugal, inicialmente a sul, mas a estender-se a todo o território ao longo do dia. Já esta terça, continuarão muito elevadas as concentrações de poeira e na quarta vai assistir a uma diminuição da concentração. Mas é apenas na quinta-feira que se prevê que sejam residuais as poeiras sobre o território.

“Durante estes dias, o céu deverá apresentar uma tonalidade acinzentada, embora a presença de nuvens altas possa tornar menos discernível esse efeito. A luz solar será também afetada, com um efeito de filtração constante, mesmo em períodos de menor nebulosidade”, afirmou o organismo.

Também a Direção-Geral da Saúde alertou para a “fraca qualidade do ar”. “Estas partículas inaláveis têm efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, nomeadamente nas crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações”, alertou a DGS.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS