Sábado, Abril 13, 2024
23.4 C
Braga
AtualidadeCerca de 700 pessoas visitaram a exposição “Retalhos do Minho – Ritos...

Cerca de 700 pessoas visitaram a exposição “Retalhos do Minho – Ritos & Rituais” em Braga

© GFUM

A exposição “Retalhos do Minho – ritos e rituais” terminou com a marca de 700 visitantes. A iniciativa, integrada no programa de comemorações do 30.º aniversário do Grupo Folclórico da Universidade do Minho, esteve patente durante oito dias na Galeria do Paço, em Braga.

Os visitantes puderam apreciar a mostra de trajes que reuniu peças da indumentária tradicional de vários colecionadores.

Esta mostra etnográfica dedicou um dos núcleos expositivos aos ritos de passagem onde se evidenciaram as diferentes dimensões dos mesmos e respetivos ritos associados, do contexto religioso ao profano. Em simultâneo, os cortejos de oferendas típicos do Minho, conhecidos como “carreadas” foram também representados nas suas diferentes dinâmicas, pela entrega de cestos floridos e de oferendas, das estrigas de lenha e dos inúmeros de carros de bois carregados de lenha para leilão, cuja receita revertia a favor do respetivo santuário, pobres da cidade ou Santa Casa da Misericórdia.

Num segundo núcleo, os diversos concelhos do Baixo Minho estiveram representados por peças originais de coleções privadas e de algumas coletividades locais, cedidas para o efeito, atraindo as atenções de inúmeros visitantes. Vários grupos folclóricos da região procuraram visitar esta exposição, admirando as diferentes peças apresentadas, divididas entre roupas interiores e peças de bragal, trajes ricos e de casamento e ainda várias peças de adorno como lenços, xailes e outros acessórios.

As comemorações do 30.º aniversário do Grupo Folclórico da Universidade do Minho continuarão ao longo do ano, com diferentes iniciativas do projeto “Voltas da Tradição”, que assenta na divulgação da cultura popular tradicional do Baixo Minho.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES