O Centro Social Vale do Homem vai investir, em 2024, mais de 320 mil euros em eficiência energética e cibersegurança, que irão permitir a poupança energética e redução da emissão de CO2 na instituição, bem como a implementação de uma estrutura da rede informática mais estável e robusta que reforçará a segurança dos sistemas.
No que diz respeito à eficiência energética, a implementação deste projeto será possível no âmbito de uma candidatura apresentada ao PRR – Apoio à Renovação e Aumento do Desempenho Energético dos Edifícios de Serviços – Investimento TC-C13-i03- Eficiência Energética em Edifícios de Serviços – Aviso n° 01/C13-i03/2022 e que tem como objetivo a criação de condições que permitam “tornar as instituições cada vez mais eficientes na vertente energética, através da melhoria técnica dos edifícios e infraestruturas”.
“Entre outras medidas já existentes, serão colocados 140 painéis fotovoltaicos na Instituição – a serem instalados na cobertura dos edifícios do Centro Social, Lar das Termas e Casa da Alegria – sendo que com esta medida conseguir-se-á obter uma poupança anual em cerca de 8.500 euros, para além do contributo ambiental com a utilização destas energias renováveis. No felizMENTElar, aquando da sua edificação, em 2022, foram instalados 36 painéis fotovoltaicas”, refere a instituição.
Para Jorge Pereira, presidente do Centro Social Vale do Homem, “a implementação de um projeto integrado de racionalização energética é fundamental nos dias de hoje. As Instituições têm, cada vez mais, de ter como prioridade a sustentabilidade ambiental, trabalhando, em conjunto, não apenas para a redução da fatura energética mas, acima de tudo, para uma economia de baixo carbono. Queremos ser uma Instituição cada vez mais amiga do ambiente”.
Reforça que “este projeto não se esgota apenas na implementação de painéis fotovoltaicos e que este trabalho de sustentabilidade ambiental já se iniciou com a aquisição, este ano, de 4 viaturas 100% elétricas, que permitem atingir emissões zero de CO2. Em 2024, iremos adquirir mais 4. Todas elas para utilização do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), que obriga a várias deslocações diárias e algumas mais longínquas. Para este projeto das novas viaturas iremos candidatar-nos a um programa do PRR”.
Relativamente ao reforço da cibersegurança e novo hardware do equipamento informático em toda a Instituição e com investimento financeiro próprio, Jorge Pereira afirma ser “uma área a que agora se dá redobrada atenção depois das notícias mais recentes dos ataques informatícos a diferentes Instituições. De facto, a implementação de novas medidas de cibersegurança ajudarão o Centro Social Vale do Homem no cumprimento integral das suas regulamentações, como por exemplo, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), bem como levará a uma análise mais pormenorizada dos sistemas informáticos e, consequentemente, a uma maior eficiência e segurança”.
Para 2024, o Centro Social Vale do Homem pretende “continuar a reforçar os grandes eixos estratégicos que tem vindo a desenvolver, nomeadamente na valorização efetiva dos Recursos Humanos, bem como apostar na coesão territorial e social prestando apoio e alargando as suas respostas a outros concelhos como foi o caso do alargamento, há poucos meses, na Póvoa do Lanhoso”.
Reorganizar as 10 áreas de intervenção operacional do Centro Social Vale do Homem num modelo organizacional mais simplificado é, igualmente, objetivo para 2024, “na ótica de um processo de melhoria contínua, mais eficiente e que contribua para a simplificação e desburocratização de procedimentos internos”.