Sexta-feira, Maio 20, 2022
15 C
Braga
InícioBragaCentro de Juventude de Braga com casa cheia para apoiar a Ucrânia...

Centro de Juventude de Braga com casa cheia para apoiar a Ucrânia e refletir sobre a violência de género

© Centro de Juventude de Braga

A casa foi pequena para a plateia que vibrou com o espetáculo “Mulheres”, no Centro de Juventude de Braga. A iniciativa promovida pela unidade de negócio da InvestBraga e pelo Tin.Bra serviu para assinalar o Dia Internacional da Mulher e, simultaneamente, para ajudar os refugiados da guerra na Ucrânia.

Ao todo, o espetáculo rendeu 400 euros para apoiar, através da UPE | Associação Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano, as mulheres ucranianas que se refugiaram em Braga no início da semana.

Para Abraão Veloso, responsável pela UPE, “esta iniciativa revestiu-se de especial importância, não só pela capacidade de colocar o público a pensar sobre a violência contra as mulheres, mas também porque o povo ucraniano vive, atualmente, num cenário de violência extrema”. “Considero que a reação do povo português, instituições públicas e privadas tem nos enchido de orgulho em ser português”, realça ainda.

Já Pedro Couto Soares, diretor do Centro de Juventude de Braga, destacou o facto da iniciativa ter servido para um trabalho próximo e pedagógico sobre a violência, criando a oportunidade de apoiar quem realmente precisa. “Ficamos sempre muito contentes quando temos casa cheia e pelos melhores motivos: para debater, formar e apoiar”, defendeu.

Pensada para sensibilizar contra a violência de género, a peça de teatro interpretada por três atrizes do Tin.bra serviu de mote para uma conversa sem tabus sobre a violência, tendo sido abordadas também questões associadas ao racismo consequente do êxodo da população em cenário de guerra.

A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Município de Braga e do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), através da iniciativa “Namorar com Fair Play”, que visa mobilizar para a prevenção da violência no namoro.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS