Domingo, Abril 14, 2024
17.4 C
Braga
BragaCentro da Juventude de Braga afirma-se como espaço feito para jovens

Centro da Juventude de Braga afirma-se como espaço feito para jovens

© Centro de Juventude de Braga

O Centro de Juventude de Braga comemorou, no dia 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude com uma tarde repleta de atividades para jovens. Dinâmicas de educação não formal na área da sustentabilidade e cooperação internacional, simulador de fórmula 1, conversas com jovens inspiradores e um sunset party, foram alguns dos momentos que marcaram esta celebração da juventude. 

A tarde iniciou com atividades de educação não formal na área da sustentabilidade e cooperação internacional, como Web of Life doCompass – Manual de Educação para os Direitos Humanos do Conselho da Europa e The international river basin challenge – no Âmbito da Participação do Centro de Juventude de Braga na 16th edition of the European Youth Parliament for Water, realizada pelo Corpo Europeu de Solidariedade para os jovens participantes na 10ª edição do Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes. O Encontro, que tem como tema “Empregabilidade na Europa: O Digital ao serviço da Ecologia e da Inclusão dos Jovens”, reúne 54 jovens e animadores de juventude lusófonos ou luso-descendentes, provenientes de sete países europeus, designadamente da Alemanha, Bélgica, Dinamarca, França, Luxemburgo, Suécia e Portugal.

A tarde convidativa no terraço do Centro de Juventude de Braga mostrou-se mais que adequada para o evento que, ao som do DJ Emidio Meireles, animou a centena de pessoas que por lá passaram. Alguns jogos como o entrecomp roulette e o escape the unemployment, resultantes de parcerias estratégicas do programa Erasmus+ lideradas pela FAJUB, estiveram também disponíveis neste espaço. Para os que não dispensam a dose diária de desporto, a mesa de ténis e o simulador de Fórmula 1, numa operação que conta com o apoio da Inygon, uma startup da comunidade da Startup Braga, foram das atividades mais requeridas do evento.   

O sunset que visa celebrar a juventude, em parceria com o Município de Braga, a Federação das Associações Juvenis do Distrito de Braga e o Instituto Português de Desporto e Juventude (IPDJ), contou com a presença de Sameiro Araújo, vice-presidente do Município de Braga, Fernando Vieira, presidente da FAJUB, Vitor Dias, diretor regional do IPDJ,  Selene Martinho, vogal do IPDJ, Tiago Rego, vice-presidente da MOVIJOVEM e Pedro Soares, diretor do Centro de Juventude de Braga.

No decorrer do sunset party, houve também lugar para as “Conversas Líderes Juvenis”, com jovens donos de uma voz ativa na sociedade, pelas instituições que representam, mas também por se afirmarem como agentes de mudança. Liderado por Fernando Vieira, presidente da FAJUB, o painel contou com a presença de Margarida Isaías, presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, José Ribeiro, board member do Conselho Nacional de Juventude, Inês Duarte, técnica de projeto de mobilidade internacional da Juventude da Cruz Vermelha e Lurdes Abreu, da Associação Cap Magellan.

Para Pedro Soares, diretor do Centro de Juventude de Braga, “a oportunidade de ter parceiros tão importantes como estes, que tanto enaltecem atividades como estas, o IPDJ, a FAJUB que nos desafiou, fez com que as iniciativas dos jovens movessem as entidades nacionais e municipais a acompanhar aquilo que são as suas dinâmicas, criando condições para conseguirem desenvolver aquilo que aspiram para os seus pares.” Refere ainda a importância da requalificação que o Município de Braga fez nas instalações do Centro de Juventude de Braga, dando-lhe vivacidade e trazendo jovens, garantindo assim que é um espaço de e para jovens.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES