Sexta-feira, Setembro 17, 2021
18 C
Braga
InícioBragaCentro Clínico Académico de Braga aumenta número de ensaios clínicos

Centro Clínico Académico de Braga aumenta número de ensaios clínicos

Centro Clínico Académico

O Centro Clínico Académico de Braga (2CA-Braga), situado no Hospital de Braga, teve um aumento médio, no primeiro semestre de 2021, de 11% do número de ensaios clínicos.

Assim, dos 174 estudos clínicos atualmente em curso, 79 são ensaios clínicos e os restantes 95 são estudos observacionais e estudos clínicos de dispositivos médicos.

Ainda durante este mesmo período, foram realizadas em média 150 consultas mensais presenciais em diferentes áreas terapêuticas: neurologia, oncologia, gastroenterologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, medicina interna, oftalmologia, pediatria e urologia.

Desde o início da pandemia, o Centro Clínico Académico de Braga manteve a sua atividade integral reajustando-se à realidade vivida.

Desde 2013, o Centro Clínico Académico de Braga já atribui 35 bolsas de investigação no valor de 295 mil euros, estando em curso 10 bolsas.

De destacar que obteve resultados diferenciadores no estudo “Barómetro da Investigação em Saúde”, desenvolvido pela AICIB (Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica) e a APAH (Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares), em que fica demonstrada a grande atividade deste Centro na investigação clínica em saúde a nível nacional, nomeadamente pelo elevado número de estudos de iniciativa do investigador, estudos clínicos promovidos pela indústria farmacêutica e academia e número de participantes nos ensaios clínicos.

O Centro Clínico Académico de Braga conta atualmente com uma equipa dedicada de 17 profissionais, composta por enfermeiros, coordenadores de estudos, farmacêuticos, técnicos de imagiologia, psicólogos e gestores de projetos, em que todos os ensaios clínicos têm sempre o acompanhamento de um médico especialista do Hospital de Braga.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS