Sábado, Maio 28, 2022
27.8 C
Braga
InícioBragaCentenário de Agustina Bessa-Luís evocado na Universidade do Minho com várias iniciativas

Centenário de Agustina Bessa-Luís evocado na Universidade do Minho com várias iniciativas

Estadão Conteúdo

No ano em que se comemora o centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís (15/10/1922), a Universidade do Minho e a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva iniciam uma série de iniciativas para relembrar o trabalho e o percurso literário da escritora.

A primeira sessão, uma mesa temática que será moderada por José Manuel Mendes e que se intitula “No universo de Agustina: nasci adulta e morrerei criança”, contará com a presença da filha e neta de Agustina, Mónica Baldaque e Lourença Baldaque. A iniciativa acontece esta quinta-feira, a partir das 18:00 na Galeria do Paço, no edifício da Reitoria da UMinho, em Braga.

Mónica Baldaque é escritora, admirável contista e da sua obra destacam-se “Contos Sombrios” (2011), “Vinte anos na província” (2013) e “Sapatos de Corda – Agustina” (2020). Para além da sua influência literária, Mónica Baldaque, filha de Agustina Bessa-Luís é ainda pintora. Outra das oradoras da sessão é Lourença Agustina Bessa-Luís Alves Baldaque, que assina os seus livros como Lourença Baldaque. A neta de Agustina é autora de “A Alegria do Bem e do Mal” (2005), “A Invenção da Vida” (2014) e “Agustina Bessa-Luís , Ensaios e Artigos” (1951-2007). Lourença Baldaque Tem publicado romances e novelas e colaborado na reedição e divulgação da obra de Agustina Bessa-Luís e venceu o Prémio de Revelação do Prémio Máxima de Literatura de 2006. A moderar a sessão estará José Manuel Mendes, presidente da Associação da Associação de Escritores, professor universitário e escritor.

A sessão terá o apoio da Rede Casas do Conhecimento que se junta à UMinho e à BLCS na dinamização desta celebração de Agustina. A sessão pode ser assistida presencialmente ou via zoom, mediante inscrição.

Ao longo do ano serão promovidas outras conversas e exposições no âmbito da celebração do centenário da escritora.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS