Sábado, Agosto 13, 2022
16.7 C
Braga
InícioRegiãoCelorico de BastoCelorico de Basto recebe fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura

Celorico de Basto recebe fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura

DR

Nos próximos dias 22 e 24 de fevereiro, os alunos do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto apurados para a fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura irão disputar 2 lugares por ciclo para se apurar para a fase Intermunicipal deste concurso.

A fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura irá realizar-se no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa, e conta com os alunos apurados pelas escolas nos diferentes graus de ensino. No dia 22 de fevereiro irão a concurso os alunos do 1º e 2º ciclo de ensino. Para o 1º ciclo, as questões do concurso incidirão na obra de José Saramago, “A maior Flor do Mundo”, e para o 2º ciclo a obra escolhida foi a “Bicicleta à Chuva” de Margarida Fonseca Santos. No dia 24 de fevereiro, em palco estarão os alunos do 3º ciclo e os alunos do Secundário. Para o 3º ciclo foi escolhida a obra “Constantino, guardador de Vacas e de Sonhos” de Alves Redol, e no Secundário “uma Escuridão Bonita” de Ondjaki.

Para a vereadora da Educação do Município de Celorico de Basto, Maria José Marinho, “o Concurso Nacional de Leitura, partindo da leitura orientada na sala de aula, tem como grande objetivo profundar os conhecimentos de interpretação e alargar as práticas de leitura, tão importantes nestas idades” disse aa autarca. Maria José Marinho observou também que “para as nossas crianças e jovens esta iniciativa não é apenas um concurso, é um encontro que se pretende divertido, e procura incentivar a práticas de leitura, seja através de suportes impressos ou digitais, o importante é ler, ler muito”.

Os alunos selecionados nesta fase irão integrar a fase intermunicipal a realizar em Celorico de Basto.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS