Quarta-feira, Janeiro 26, 2022
9.7 C
Braga
InícioRegiãoCelorico de BastoCelorico de Basto aprova Orçamento Municipal para 2022

Celorico de Basto aprova Orçamento Municipal para 2022

© CM Celorico de Basto

Celorico de Basto aprovou o Orçamento Municipal para 2022. O orçamento foi submetido à reunião da Assembleia Municipal, tendo sido aprovado pela maioria dos deputados.

“O rigor e transparência na gestão e a cuidada aplicação dos dinheiros públicos constituem os princípios fundamentais da política orçamental do Município de Celorico de Basto. O Controlo da Divida global, bem como a seletividade da despesa municipal, continuarão a ser os vetores principais do orçamento municipal, a par com o desenvolvimento social, económico e cultural a fim de melhorar a qualidade de vida da população de Celorico de Basto”, sublinhou a Autarquia.

Para José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, “este orçamento é muito condicionado por compromissos financeiros já assumidos e pelo passivo da Câmara Municipal. Ainda assim, não vamos agravar a carga fiscal nem retirar apoios sociais. Vamos manter a taxa do IMI no limite mínimo estabelecido por lei (0,3%) sendo reforçada para quem tenha dependentes a cargo, 20 euros com um dependente, 40 euros com dois dependentes e 70 euros com três ou mais dependentes a cargo. Será aplicada a taxa reduzida de 4%no IRS para pessoas singulares e a derrama não será cobrada às empresas, a fim de incentivar a sua instalação e manutenção no concelho. Para o autarca “gostaríamos de ter um orçamento mais flexível e com menor despesa corrente para fazer mais e melhor pelas nossas gentes. Contudo, isso não nos vai fazer baixar os braços, pelo contrário, vamos trabalhar com mais afinco para atrair todo o tipo de apoios comunitários para desenvolvermos os projetos que temos em mente e por consequência, imprimir o desenvolvimento que queremos ver na nossa terra”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS