Quinta-feira, Abril 25, 2024
17.2 C
Braga
PaísCDU defende criação de rede pública com 100 mil vagas em creche

CDU defende criação de rede pública com 100 mil vagas em creche

A CDU realizou hoje uma ação nacional de contacto dirigida a pais com filhos em idade de frequência de creche, com um folheto que dá visibilidade à aprovação, por proposta do PCP, da gratuitidade das creches.

A proposta, aprovada na Assembleia da República, abrange todas as crianças que entrem no primeiro ano de creche em setembro de 2022, também por proposta do PCP, que garantiram, nos últimos dois anos, que as crianças do primeiro e segundo escalões tivessem sido já abrangidas pela gratuitidade. 

“Esta medida é um contributo para o combate ao défice demográfico do país, libertando as famílias de uma importante despesa e dando segurança à decisão de ter um ou mais filhos, sabendo que terão acesso a creche gratuita. Apesar deste avanço, o PS e o PSD impuseram não apenas o faseamento da medida, limitando o número de crianças abrangidas já em 2022, como recusaram a criação de uma rede pública de creches que desse resposta à carência de vagas para todos os bebés até aos 3 anos, como se verifica atualmente”, refere a CDU.

O partido defende a criação de uma rede pública, com 100 mil vagas em creche ou em soluções equiparadas nos próximos anos. “A faixa etária dos 0 aos 3 anos é a única durante o crescimento das crianças em que não existe nenhuma resposta pública. Uma rede pública permite assegurar condições de igualdade a todas as crianças numa etapa essencial do seu desenvolvimento. É preciso mobilizar os recursos a que neste momento o País tem acesso para responder a uma questão central na vida das famílias”, defende.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES