
A CDU afirmou que reafirmou o seu compromisso com a construção do Parque Eco-Monumental das Sete Fontes, projeto “imprescindível para a cidade”.
Em comunicado, o partido lamenta que “os procedimentos seguidos na aprovação do Plano de Urbanização das Sete Fontes tenham aberto a possibilidade de este ser colocado em causa. Mais ainda lamentamos que esta possibilidade tenha sido utilizada para tentar criar obstáculos à sua concretização. O que se impõe é que a Câmara Municipal de Braga desencadeie de forma célere os procedimentos necessários a sanar as ilegalidades detetadas, permitindo prosseguir a concretização do Plano de Urbanização. Esta será a posição que levaremos à próxima reunião de Câmara. Impõe-se ainda que se avance para a concretização de um projeto para a área cultural (o parque propriamente dito). Seria inaceitável ver as zonas urbanizadas do Plano de Urbanização a serem construídas e o Parque continuar para trás”.
No entanto, a CDU não deixa de assinalar que “a maioria municipal liderada pelo PSD não tenha conseguido, ao fim de 12 anos, tornar realidade o Parque das Sete Fontes”. “As opções da maioria PSD-CDS-PPM, e em grande medida as tomadas pelas décadas de gestão PS, levaram a que Braga continue sem um espaço verde de grandes dimensões que sirva a sua população, de forma condizente com o estatuto da cidade no panorama nacional. Aliás, não fosse a luta dos bracarenses, e a declaração como Monumento Nacional, e hoje a perspetiva do Parque Eco-Monumental seria apenas uma miragem submersa em mais um mar de cimento. Na verdade, e como a CDU repetidamente tem afirmado, Braga precisa com urgência de várias zonas verdes com estas características, articuladas com uma rede qualificada de espaços verdes e zonas de lazer de média e pequena dimensão de fácil acesso para os munícipes”, acrescenta.
Para a CDU, “o modo como se tem dado a expansão urbanística na cidade e no município tem acumulado constrangimentos quanto à concretização de tão importantes e necessárias estruturas para a qualidade de vida dos bracarenses. E este tem sido, ao longo de décadas, um problema fundamentalmente de opção política”.
“Os bracarenses sabem que podem contar com a CDU para reverter este caminho, lutando por soluções que coloquem a qualidade de vida dos cidadãos em primeiro lugar. O Parque das Sete fontes é peça essencial para esse desígnio”, finalizou o partido.