Quarta-feira, Janeiro 26, 2022
6.4 C
Braga
InícioRegiãoCDU apresentou compromisso eleitoral regional com o objetivo de "Devolver Voz à...

CDU apresentou compromisso eleitoral regional com o objetivo de “Devolver Voz à Região”

© CDU Braga

Os candidatos da CDU pelo Círculo Eleitoral de Braga promoveram na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva o Acto Público de apresentação do Compromisso Eleitoral Regional. A mesa do Acto foi constituída pelos candidatos Torcato Ribeiro, Carlos Almeida, Tânia Silva, Carmo Cunha e Filipe Gomes, e pelo Mandatário da Lista, Agostinho Lopes.

Na abertura do Acto, Agostinho Lopes afirmou que “a CDU e os seus deputados do PCP e do PEV foram decisivos para obrigar o Governo minoritário do PS a fazer aquilo que por sua opção, nunca teria feito. Mesmo que agora reclame o que foi obrigado a fazer e fazer ao que se sempre se opôs”. “Os eleitores do distrito vão ser chamados, não a eleger um primeiro-ministro, mas a decidir sobre quais as políticas a que querem dar força, através da eleição de 19 deputados pelo distrito à Assembleia da República. Estas eleições são a oportunidade para corrigir a injustiça que foi a não eleição, em 2019, por escassos votos, de deputados da CDU em Braga. Para mais, quando, com rigor podemos afirmar, que há deputados do PS, do PSD e do CDS que nada fizeram pela região nesta legislatura, bem pelo contrário”, acrescentou.

Já Filipe Gomes, candidato pelo Partido Ecologista Os Verdes, sublinhou que “Os Verdes contribuem para este Compromisso Eleitoral da CDU para o distrito de Braga, com propostas, assentes em eixos de base nacional, com o objetivo de dar continuidade e reforçar este nosso projeto. Eixos que visam travar as alterações climáticas, cuidar dos nossos recursos naturais, como as nossas áreas protegidas, reduzir a pobreza e intervir nas questões sociais, fortalecer os serviços públicos ou apoiar uma produção nacional sustentável e a agricultura familiar”.

Por seu lado, o candidato Carlos Almeida fez um apelo à memória da população “Quem não se lembra dos encerramentos de escolas? Do fecho da maternidade de Barcelos? Do ataque generalizado aos serviços públicos que os governos de maioria absoluta de PS/Sócrates e de PSD/CDS fizeram? Dos cortes nos rendimentos?”. Referiu também que “sabemos de antemão que PS, PSD e CDS vão agora aparecer na campanha eleitoral e prometer mais mobilidade ou mais habitação, mas enquanto deputados pouco fizeram pelo desenvolvimento do distrito”. Carlos Almeida desafiou os candidatos destes partidos a partilharem publicamente a sua intervenção parlamentar. “Seria justo que a população soubesse o que trabalho andaram ou não a fazer”, rematou.

Coube ao primeiro candidato, Torcato Ribeiro, a exposição do Compromisso Eleitoral. Do documento apresentado, o candidato destacou a concretização do “aumento geral dos salários; a valorização das pensões; a dinamização do desenvolvimento económico; o direito à Saúde; garantir os direitos das crianças e dos pais; assegurar o direito de todos à habitação; reforçar os transportes públicos e melhorar a mobilidade; realizar o direito à cultura; promover um ambiente saudável; e concretizar a regionalização”.

“Devolver Voz à Região” é o lema desta candidatura. “Os eleitores do distrito de Braga sabem que podem contar com o compromisso e o empenho da CDU e dos seus deputados, para defender os interesses dos trabalhadores e do povo deste distrito, e para fazer avançar o distrito e o país no caminho do desenvolvimento económico e do progresso social, na elevação das condições de vida, no investimento público, no financiamento dos serviços públicos, na afirmação do regime democrático e dos valores de Abril”, reiterou Torcato Ribeiro.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS