Sábado, Março 22, 2025
10.3 C
Braga
BragaCDU acusa Câmara de Braga em não defender interesse público no processo...

CDU acusa Câmara de Braga em não defender interesse público no processo do Edifício do Castelo

CM Braga

A CDU acusou a Câmara Municipal de Braga por não defender o interesse público no processo do Edifício do Castelo. Em causa está a revenda do edifício em licitação pública no ano de 2016 por “cerca do dobro do valor de compra”, matéria que será levada a discussão pela CDU na próxima Reunião de Câmara, que se realiza na segunda-feira.

“A venda de parte do edifício, que era da propriedade da empresa pública IP – Infraestruturas de Portugal, motivou a mobilização e contestação dos trabalhadores da empresa, que denunciavam a alienação a privados do património da empresa, o que mereceu a solidariedade ativa da CDU e dos seus eleitos municipais. Confrontada pela CDU, a coligação PSD/CDS afirmou, no contexto da alienação, que a Autarquia não tinha interesse na aquisição do edifício, justificando, assim, a opção de não exercer o direito de preferência que assistia à Câmara Municipal, tendo optado pela ‘eventualidade do leilão ficar deserto'”, sublinha a CDU.

O partido afirmou que posteriormente, “a coligação PSD/CDS procedeu ao arrendamento ao novo proprietário privado de uma área de 500 m2 do edifício por um valor de 60 mil euros/ano”. “Apesar do enorme valor patrimonial e histórico do Edifício do Castelo, paira uma indefinição sobre a sua ocupação futura, que coexiste com interrogações acerca da necessária defesa do interesse público pela Câmara Municipal de Braga no processo”, destaca.

A CDU recorda que para além de a Universidade do Minho, proprietária de dois terços do edifício, não ter tornado ainda pública qualquer intenção de ocupação para a sua parcela, acresce o facto de “a Autarquia ter abdicado de comprar em hasta pública, em 2016, a parte da IP e optado posteriormente por pagar milhares de euros de renda por 500 m2 a privados, permitindo a especulação imobiliária que agora se verifica com este edifício emblemático do concelho”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES