CDS Braga destaca sensibilização para a prevenção da Covid-19 nos bairros sociais
Sexta-feira , Setembro 25 2020 Periodicidade Diária nº 2585
Principal / Notícias / CDS Braga destaca sensibilização para a prevenção da Covid-19 nos bairros sociais

CDS Braga destaca sensibilização para a prevenção da Covid-19 nos bairros sociais

A Autarquia de Braga, através da Proteção Civil, em parceria com a Escola de Medicina da Universidade do Minho, Agrupamento de Centros de Saúde Cávado I – Braga e a Cruz Vermelha estão a levar a cabo uma campanha de sensibilização sobre novos comportamentos sociais no âmbito da Covid-19.

A Concelhia do CDS em Braga considera que é através de ações deste foro “que se consegue disseminar informação pelo maior número de pessoas, sendo cabal que se transmita a toda a população como ajudar a evitar a propagação do vírus, divulgando as medidas preventivas. Estas ações são um verdadeiro serviço público em prol de toda a comunidade”.

De acordo com Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal e presidente da Concelhia de Braga, “com estas ações, Braga previne futuras propagações. A partir da transmissão de uma mensagem simples, intuitiva e transversal a toda a população sobre os gestos preventivos e de combate a esta crise epidémica, é possível travar a propagação do vírus. Vejamos o que está a acontecer noutros locais do país, onde, recentemente, têm surgido novos focos infeciosos. O objetivo desta ação é precisamente evitar um cenário idêntico em Braga. Só conseguimos combater a propagação do vírus a partir da sensibilização de toda a comunidade”.

Altino Bessa acrescenta ser “imperativo combater a desinformação e transmitir dados corretos recolhidos junto de fontes fidedignas. Estas ações de rua são também uma oportunidade para combater mitos e esclarecer a população, para que esta possa estar devidamente informada e mais facilmente adote os cuidados e comportamentos adequados para prevenir o contágio e a propagação do vírus e da doença. As campanhas de sensibilização não passam apenas pelos folhetos informativos. É preciso sair à rua e estar verdadeiramente com as pessoas, de modo a conhecer as dúvidas, identificar os problemas e arranjar soluções. O Município de Braga tem feito um trabalho meritório na proximidade com a população e prova disso foi a forma como, juntos, combatemos a fase mais crítica da pandemia. Bem sabemos que o levantamento das restrições aumenta ainda mais a responsabilidade individual e coletiva. O vírus circula na comunidade, e esta nova fase exige de cada cidadão um rigor acrescido no cumprimento das medidas preventivas e de Saúde Pública sendo, por isso, assaz importante que se desencadeiem dinâmicas de sensibilização que possam chegar aos avós, aos pais, aos filhos”.

Em tempos de crise, o apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região. Apoie aqui.