
Este sábado, 14 de junho, a Associação ORION – Associação Científica de Astronomia do Minho comemora duas décadas dedicadas à promoção da ciência, da astronomia e do pensamento crítico com “uma jornada memorável que une o céu da estratosfera ao céu noturno de Braga”.
O programa comemorativo inclui o lançamento de um balão estratosférico científico, às 09:45, e uma observação astronómica noturna aberta ao público, às 21:45, no Planetário – Casa da Ciência de Braga.
O lançamento de um balão estratosférico é desenvolvido em colaboração com o Projeto BALUA, do Instituto Superior Técnico, e o LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas. O balão transportará um conjunto de instrumentos científicos sofisticados que permitirão aos participantes acompanhar uma verdadeira missão de exploração atmosférica, em direto.
Entre os objetivos científicos do projeto estão “a deteção de radiação cósmica através da contagem de múons (partículas subatómicas criadas na interação dos raios cósmicos com a atmosfera), bem como a monitorização da temperatura, pressão atmosférica e variações estruturais em materiais expostos à alta altitude”. O payload inclui sensores de radiação, um microcomputador embarcado para processamento em tempo real, GPS e comunicação por rádio LoRa para seguimento do voo.
O evento representa “uma oportunidade ímpar para educadores e alunos compreenderem, de forma prática e inspiradora, conceitos fundamentais da física moderna, da ciência dos materiais e das tecnologias aeroespaciais”. O lançamento está integrado numa estratégia educativa orientada para a literacia científica e o ensino experimental, e contará com a presença de investigadores, professores, estudantes e entusiastas da ciência.
A meio da tarde irá ser realizada uma cerimónia dedicada em exclusivo aos associados e convidados onde será descerrada uma placa comerativa do aniversário e inaugurada uma exposição sobre os 20 anos da entidade
Às 18:00 serão abertas ao público, mediante marcação prévia, sessões de planetário Imersivo com o filme 3-2-1 LiftOff.
Ao cair da noite, às 21:45, o programa estende-se com uma sessão de observação astronómica, aberta ao público em geral. Este momento convida todos os curiosos, apaixonados pela astronomia e famílias a descobrirem as maravilhas do céu noturno, com a ajuda de telescópios e astrónomos experientes.
A Associação ORION convida também os astrónomos amadores a trazerem os seus próprios telescópios, promovendo um ambiente de partilha de experiências, conhecimentos e entusiasmo. Será uma celebração simbólica daquilo que une a comunidade científica e educativa: o fascínio pelo universo e a vontade de aprender em conjunto.