Quinta-feira, Abril 11, 2024
29.5 C
Braga
BragaCáritas Braga apoiou mais de nove mil pessoas na região em 2023

Cáritas Braga apoiou mais de nove mil pessoas na região em 2023

© Cáritas Braga

No último ano, a Cáritas Arquidiocesana de Braga apoiou mais de nove mil pessoas através das suas diferentes respostas sociais. Este foi um dos dados revelados na cerimónia que assinalou os 75 anos da instituição, que decorreu esta quinta-feira de manhã, no Museu Pio XII.

O momento contou com a presença de diversas personalidades da região e parceiros, entre os quais Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa, o Cónego Avelino Amorim, em representação do Arcebispo Primaz, João Ferreira, diretor do Centro Regional de Braga da Segurança Social, e Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga. 

No último ano, o serviço de atendimento social recebeu 3.394 pessoas, foram acolhidas 63 pessoas na Estrutura de Acolhimento Temporário para migrantes (EAT), 311 pessoas no Centro de Acolhimento de Emergência para vítimas de violência doméstica (CAE) e integradas 11 pessoas em apartamentos partilhados.

No Espaço Igual, para apoio à vítima, 61 pessoas foram apoiadas e 53 crianças e jovens vítimas acompanhadas psicologicamente. 

A Cáritas Braga apoiou, também, 148 pessoas com programas de empregabilidade, tendo empregado, através do Incorpora, 46 pessoas. Através do programa Proinfância, chegou, ainda, a 14 agregados familiares e 22 crianças e jovens em situação de pobreza ou exclusão social e a 275 pessoas de minorias étnicas através do B!Equal. A instituição também promoveu ações de capacitação e sensibilização que chegaram a 2.868 pessoas e, com o Cáritas na Escola foram envolvidos mais de 700 alunos em reflexões como o bullying.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES